CNBB será homenageada por Campanha da Fraternidade

10
0
COMPARTILHAR

Nesta quinta (21), Reunião Especial na ALMG vai celebrar importância da iniciativa, que este ano tem como tema a amizade social.

Campanha deste ano também foi ressaltada em audiência pública da Comissão de Participação Popular, realizada em 7 de março – Arquivo ALMG Foto: Guilherme Bergamini

Nesta quinta-feira (21/3/24), às 19 horas, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) será homenageada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) pelo lançamento da Campanha da Fraternidade de 2024, cujo tema é “Fraternidade e Amizade Social”. A celebração será em Reunião Especial do Plenário, a requerimento do deputado Leleco Pimental (PT).

A Campanha da Fraternidade foi criada há seis décadas e o tema escolhido para 2024 tem como lema “Vós sois todos irmãos e irmãs”. Leleco Pimentel frisa que o objetivo da reflexão trazida pela CNBB desta vez é desafiar as pessoas a superarem a cultura da indiferença e da insensibilidade para com os outros e para com os grandes temas que afligem a sociedade.

“A indiferença, o egoísmo, a exclusão crescente, as guerras, os conflitos, a hostilidade nas relações humanas e a agressividade interpessoal nos desumanizam. Tudo está interligado, como nos alerta o Papa Francisco. Não ficaremos imunes a este caos humano em curso. Os seres humanos morrem, a natureza grita, o planeta esquenta e tudo nos atingirá certamente”, registra o deputado em seu requerimento.

Ele também destaca que a reflexão proposta na campanha atual tem como pano de fundo a encíclica “Fratelli Tutti”, escrita pelo Papa Francisco e publicada em outubro de 2020, que lembra a importância de abordar a amizade social.

Apelo social

Leleco Pimentel ainda ressalta que a Campanha da Fraternidade é um projeto nacional de conversão pessoal, comunitária e social que a Igreja Católica do Brasil propõe no tempo da Quaresma, para que as pessoas se voltem aos grandes temas de apelo social e evangélico, tanto nacionais quanto mundiais.

Nesse sentido, ele defende a homenagem, pontuando que a CNBB contribui para a formação de seres resistentes e ativos na busca da fraternidade, da amizade e da responsabilidade para com uma sociedade justa e solidária.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Campo obrigatório