Cerca de 2 mil estudantes de São Sebastião do Paraíso são impactados pelo Programa de Educação Empreendedora, em 2022

25
0
COMPARTILHAR

Iniciativa do Sebrae também capacitou, aproximadamente, mil educadores da região por meio de diversas atividades

Cerca de dois mil estudantes da região de São Sebastião do Paraíso, composta por 13 municípios da região Sudoeste do estado, foram impactados pelo Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE), em 2022. A iniciativa do Sebrae tem o objetivo de capacitar educadores para disseminar a metodologia e os conteúdos no ambiente escolar, estimulando o comportamento empreendedor dos estudantes.

Durante todo o ano, foram realizadas 21 atividades, entre palestras, seminários, cursos e oficinas, capacitando 1.103 professores e impactando 2.117 estudantes. As ações tinham como foco seis aspectos: a construção de experiências significativas de aprendizagem; a capacidade de encontrar soluções para situações desafiadoras; a reconstrução de práticas educacionais; o desenvolvimento do potencial criativo e inovador; e a capacidade de aprender em comunidade para transformar realidades.

“Empreender é um processo constante de aprendizagem. Por isso, o PNEE leva conteúdos indispensáveis para os participantes, estimulando seu desenvolvimento pessoal, escolar e profissional”, revela a analista do Sebrae Minas Lucilene Pessoni. Sobre o desempenho do projeto, a analista completa: “neste ano, percebemos diversos avanços na área educacional. Estamos satisfeitos com os resultados, e com muitas expectativas para 2023, quando essa temática será um dos principais focos de atuação no território”, ressalta.

Atividades realizadas

Arceburgo: Curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), Programa Gestão de Projetos Habilidades para a Vida e Programa Conectando com o Amanhã;

Bom Jesus da Penha: Programa Gestão de Projetos Habilidades para a Vida;

Guaranésia: Curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP);

Guaxupé: Programa O Futuro do Trabalho e Congresso Científico de Educação Empreendedora;

Itamogi: Programa Gestão de Projetos Habilidades para a Vida;

Juruaia: Programa O Futuro do Trabalho;

Monte Santo de Minas: Programa O Futuro do Trabalho e Programa Meu Robô;

Muzambinho: Programa Innovation Camp, Palestra sobre empreendedorismo (Construindo o Futuro) e Congresso de educação da AMOG;

São Pedro da União: Programa Gestão de Projetos Habilidades para a vida;

São Sebastião do Paraíso: Palestra Propósito, Programa O Futuro do Trabalho, Oficina Empreendedorismo In-book, Oficina Propósito In-book e Programa Management and Economics Simulation Exercise (MESE).

Educação empreendedora

O Programa Nacional Educação de Empreendedora está presente em cerca de cinco mil municípios brasileiros. A iniciativa já atendeu, aproximadamente, nove milhões de estudantes, e capacitou 500 mil professores.

Em Minas Gerais, só em 2021, o programa impactou 28 mil educadores, com cursos, seminários e capacitações, atingindo 69 mil estudantes em todo o estado. Uma pesquisa realizada pelo Sebrae Minas, indicou que entre dezembro de 2021 e fevereiro de 2022, 95,4% dos professores que participaram do projeto afirmaram que o programa os permitiu aperfeiçoar suas didáticas, e acreditam que a implementação da iniciativa contribuiu para mudanças positivas no comportamento dos alunos.

Fonte: Ana Gabriella anagabriella@prefacio.com.br >

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Campo obrigatório