Cássio Soares se opõe aos cortes de investimentos na Educação

53
0
COMPARTILHAR
Cássio Soares (deputado estadual PSD/MG)

A comissão de Educação, Ciência e Tecnologia iniciou os debates acerca dos cortes de bolsas na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), após a criação de uma frente parlamentar em defesa da pesquisa, que apresentou uma proposta, a qual considera como crime de responsabilidade a redução de investimentos na área da educação, em especial, de pesquisa. Outro corte questionado pelos parlamentares foi a redução da Educação em Tempo Integral.

O deputado estadual Cássio Soares, líder do Bloco Liberdade e Progresso, se posicionou contra a retenção dos recursos destinados a pesquisa do Estado e contra os cortes programados e anunciados a serem feitos no setor de educação. “São os investimentos em educação que vão melhorar as condições de vida da nossa população brasileira e mineira. Então, como pregar que a educação é fundamental e necessária, sendo que o governo do Estado quer acabar com as despesas na área da educação? Será que o governo vai querer trabalhar com um superávit orçamentário em detrimento do sofrimento das pessoas? Isso nós não iremos permitir”, afirmou Cássio Soares.

Líder do Bloco Liberdade e Progresso, o deputado estadual Cássio Soares, participou do processo de estadualização da Universidade do Estado de Minas Gerais em Passos, no ano de 2014. Foi ele também o maior articulador para a instalação do curso de medicina na unidade. Por esse motivo e por acreditar que a educação é o melhor caminho a se seguir para o desenvolvimento do Estado e do País, ele garante que os recursos destinados à educação não são gastos, mas sim um investimento no futuro.

 “Esperamos que o governo tenha sensibilidade em recuar, em poder assegurar o bom andamento das aulas, valorização dos professores e profissionais, com a segurança necessária e investimento em pesquisas. O lucro do Estado é o bem-estar da nossa população e é isso que nós vamos continuar defendendo”, ponderou Cássio Soares.

Bolsa de pesquisas

A Fapemig é uma fundação de incentivo à pesquisa e à inovação científica e tecnológica do Estado, a qual financia projetos de pesquisas de instituições estaduais, do nível médio, superior, pós-graduação e mestrado. Atende 18 mil professores, 180 mil estudantes, além de 35 mil pós-graduandos. As bolsas auxiliam e dão suporte para pesquisas de grande importância social e para o futuro do Estado, mas desde 2016 vem enfrentando dificuldades no financiamento que culminou nos cortes de bolsas, devido ao atraso dos recursos destinados pelo executivo.

A frente parlamentar iniciou o diálogo sobre o assunto depois que o Governo do Estado enviou uma proposta que retém o pagamento do restante das bolsas. Na audiência, estavam presentes 16 parlamentares a fim de discutir e chegar a um consenso. Eles também se posicionaram a favor dos vigilantes que atuam em escolas estaduais de localidades com alto risco de incidência criminal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Campo obrigatório