A illycaffè é parceira do Viveiro de Atitude, programa socioambiental brasileiro que em 3 anos já ajudou mais de 17 mil pessoas

18
0
COMPARTILHAR
Dr. Aldir Texeira, diretor geral da Experimental Agrícola do Brasil, visitando o Viveiro de Atitude

Trieste, 5 de Junho de 2023 – A illycaffè, primeira empresa italiana de café a obter a certificação B-Corp, é parceira do Viveiro de Atitude, programa socioambiental desenvolvido no Brasil pela Cooperativa do Cerrado Mineiro – monteCCer, que reúne produtores de café de Monte Carmelo, no estado de Minas Gerais, com o objetivo de criar iniciativas e projetos para a conservação do bioma Cerrado e, ao mesmo tempo, criar valor social.

O Viveiro de Atitude produz anualmente mais de 140 espécies nativas que são disponibilizadas à comunidade em geral, a fazendas vizinhas ou a zonas urbanas do território.

O cultivo de plantas nativas no território favorece a proteção dos aquíferos e do bioma da região do Cerrado. Através de programas de educação ambiental apoiados pela illycaffè, o projeto permite aumentar a superfície das florestas, preservar as nascentes e conservar a biodiversidade, elementos fundamentais para combater os efeitos das mudanças climáticas e, assim, proteger a produção de café de qualidade.

Todos os anos, o Viveiro vende cerca de 60 mil mudas e doa o lucro às instituições locais, que o utilizam para desenvolver projetos sociais. Graças aos fundos angariados, nos últimos anos foi possível criar serviços pós-escolares para crianças e construir espaços adaptados às necessidades dos idosos. Em três anos, mais de 17.000 pessoas foram beneficiadas, de forma direta, pelo projeto.

“O crescimento sustentável não pode ser separado da proteção do ambiente e da comunidade, elementos que devem alimentar-se mutuamente, produzindo um círculo virtuoso – explica Cristina Scocchia, CEO da illycaffè – apoiamos o Viveiro de Atitude desde o início porque acreditamos no valor da colaboração e da partilha de conhecimentos para desenvolver projetos que promovam a criação de valor social e ambiental a longo prazo”.

Como Benefit Corporation, a illycaffè acredita na necessidade de construir um sistema capaz de se regenerar, garantindo o bem-estar das pessoas e do planeta. É por isso que a empresa trabalha lado a lado com os produtores de café, treinando-os para uma qualidade sustentável e apoiando projetos que criam valor para a comunidade e o meio ambiente.

Illycaffè é uma empresa familiar italiana fundada em 1933, em Trieste, que tem como missão oferecer o melhor café ao mundo. Produz um exclusivo blend 100% Arábica composto por 9 ingredientes diferentes. A empresa seleciona apenas 1% dos melhores grãos de Arábica do mundo. Todos os dias são servidas 8 milhões de xícaras de café illy em mais de 140 países em todo o mundo, nos cafés, restaurantes e hotéis, em cafés e lojas de marca própria, em casa e nos escritórios, nos quais a empresa está presente através de filiais e distribuidores. Desde a sua fundação, illycaffè tem direcionado as suas estratégias para um modelo de negócio sustentável, compromisso que reforçou em 2019 ao adotar o estatuto de Benefit Company e em 2021 ao tornar-se a primeira empresa de café italiana a obter a certificação internacional B Corp. Desde 2013, a empresa é também uma das Empresas Mais Éticas do Mundo. Tudo o que é “made in illy” tem a ver com beleza e arte, princípios fundamentais da marca, desde o seu logotipo, desenhado pelo artista James Rosenquist, até às xícaras da illy Art Collection, decoradas por mais de 125 artistas internacionais, ou máquinas de café concebidas por designers de renome internacional. Com o objetivo de difundir a cultura de qualidade a produtores, baristas e amantes do café, a empresa desenvolveu a Università del Caffè que hoje realiza cursos em 25 países em todo o mundo. Em 2021, a Rhône Capital tornou-se acionista minoritária da illycaffè com o objetivo de contribuir para os planos de crescimento internacional da empresa. Em 2022, a empresa contava com 1230 colaboradores e um volume de negócios de 567,7 milhões de euros. A rede de cafés illy de marca própria tem 190 pontos de venda em 34 países.

Fonte: Priscilla Merlino <priscillam@adsbrasil.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Campo obrigatório