Dois macacos mortos são encontrados no perímetro urbano de Monte Santo de Minas

240
0
COMPARTILHAR

A Prefeitura encaminhou ambos para a FUNED – “Fundação Ezequiel Dias”, em Belo Horizonte, para exame

 

Monte Santo:- A população monte-santense está assustada depois que foram encontrados dois macacos mortos, na área central de Monte Santo de Minas. De acordo com informações da Prefeitura Municipal, os primatas foram encaminhados para a FUNED – “Fundação Ezequiel Dias”, em Belo Horizonte, para exame.

A nossa “Folha” procurou a Prefeitura para obter maiores e melhores detalhes e foi informada que um comunicado foi divulgado para orientar a população, além de um vídeo gravado pelas profissionais de saúde Maria Sandra Del Bel Pamplona e Tânia Lopes Ribeiro, com informações e orientações mais aprofundadas sobre a situação, que foi postado na página da Prefeitura no facebook.

As medidas tomadas pela Prefeitura através da Secretaria Municipal de Saúde parecem serem as corretas, uma vez que funcionários das Unidades de Saúde da Família estão visitando as residências e estabelecimentos comerciais, num raio de 500 metros, a partir dos locais onde foram encontrados os macacos, para a verificação dos cartões de vacina e orientação à população. Por outro lado, no sábado, dia 24/03/2018, o Posto de Vacina permaneceu aberto, das 08h00 às 17h00, para a verificação dos cartões de vacina e vacinação contra a Febre Amarela.

Além dessa medida, informaram que partir de 23/03/2018, as Unidades de Saúde de Família também estarão realizando a vacina contra a Febre Amarela e quem já possui uma dose da vacina contra Febre Amarela, registrada no cartão, não precisa vacinar-se novamente.

A Prefeitura ressalta que ainda não tem os resultados dos exames desses macacos e que estas são medidas preventivas, preconizadas pelo Ministério da Saúde, em caso de ocorrência da morte de primatas. Explicaram que “orientamos à população de que a preservação dos macacos é essencial para a prevenção da Febre Amarela, pois, o adoecimento deles indica a circulação do vírus na região. Portanto, pedimos a todos que não agridam e não matem esses animais. Sempre que encontrar esses animais mortos, informem a Secretaria Municipal de Saúde, de segunda à sexta-feira, das 08 às 17 horas, pelos telefones: (35) 3591-5112, (35) 3591-5135, (35) 3591-5133 ou (35) 3591-5177. Em outros horários, as ocorrências deverão ser comunicadas à Polícia Militar, pelo telefone: 190”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Campo obrigatório