Colocar sal no café diminui o amargor?

20
0
COMPARTILHAR

Três experimentos foram realizados para descobrir se de fato o sal no café realmente reduz o amargor da bebida

Por Redação

Quem está acostumado com um bom cafezinho com açúcar ou adoçante vai estranhar a harmonização salgada. Apesar de inusitada, colocar sal no café deixa a bebida encorpada e traz um gosto ainda mais perceptivo.

Antes de mais nada, testaram três experimentos para descobrir se o sal na bebida diminui de fato seu amargor. É o que mostraram no portal Unique Cafés.

Quem inventou essa história?

Parece que foi inventado agora, principalmente porque baristas começaram a fazer isso através das redes sociais. E a mistura inusitada despertou curiosidade de muita gente. Entretanto, o que poucos sabem é que essa história não é recente.

Na Turquia, por exemplo, é comum a noiva preparar a bebida com sal para celebrar o casamento. Já na Escandinávia, a tradição de adicionar o composto ao café existe há décadas.

Além disso, em regiões costeiras da Europa, utilizam a água salobra, com alta concentração de sal, no preparo do café. Embora essa prática possa parecer novidade para alguns, é uma tradição consolidada em diversas partes do mundo.

Sal no café

Primeiramente, além dos seus minerais, o sal é conhecido por suas aplicações na gastronomia. Isso com o poder de suprimir o amargor e realçar outros sabores. Ao contrário de alguns preconceitos, portanto, sua adição não visa transformar o café em uma bebida salgada. Pelo contrário, o objetivo é proporcionar uma experiência mais equilibrada.

Nesse sentido, a explicação para esse fenômeno reside na percepção gustativa. Isto é, a combinação de amargor e o sódio criam uma modalidade cruzada, suprimindo o amargor e destacando a doçura.

Na coquetelaria, por exemplo, o sal é usado em vários drinks com o propósito de trazer a doçura à tona. Já tomou margarita com borda de sal alguma vez? No entanto, a questão é: será que colocar no café dá certo? Dá sim, mas é necessário considerar algumas coisas.

Quando usar sal no café

De antemão, você deve considerar se está bebendo um café extremamente amargo, a ponto de querer reduzir essa sensação. Se sim, sua bebida não é especial.

Em outras palavras, o café especial tem seu amargor, mas não chega a ser indesejável. Assim, ele lembra sensações como um chocolate meio amargo, por exemplo.

Em contrapartida, em outras bebidas, o amargor chega a ser tão potente que se torna intragável ao paladar. Dessa forma, você consegue dar uma disfarçada nesse amargor com o sal.

 Métodos adotados

1. Experimento Scott Rao

Neste método, pois, adicione sal junto ao pó de café já moído para filtrar essa mistura.  Quem já fez essa recomendação foi o especialista de torra Scott Rao. Ele recomenda adicionar 0,15g para cada 100g de café.

Para a bebida não ficar salgada, a recomendação é utilizar uma quantidade menor. Enfim, realmente dá para notar que o amargor vai sumindo.

2. Experimento Extraforte e Especial

Ao colocar o sal no café de forma aleatória, ou seja, aos poucos, prove para ver o que acontece. Ademais, use um café extraforte e outro especial para comparar os resultados.

3. Experimento James Hoffman

Diferente dos demais métodos, James Hoffman desenvolveu uma solução salina própria. Em suma, o experimento consiste em 80% de água mais 20% de sal bem diluído. A partir daí, com o auxílio de um conta-gotas, você acrescenta 0,8g e aplica em 20 ml de café já filtrado.

Neste teste, em síntese, você não percebe o gosto do sal.

Por fim, dos três experimentos, este talvez seja o mais seguro para testar. Afinal, é mais fácil controlarmos as gotas do que as pitadas de sal. Além disso, você pode guardar com facilidade na geladeira.

Devo experimentar?

Você deve estar se perguntando: será que devo ter esse hábito no dia a dia? Veja bem: colocar sal no café é um teste científico para comprovar o poder do sal. Em conclusão, vimos que tem determinadas características sensoriais e reage dessa forma quando acrescentado na bebida.

Primordialmente, não é algo comum a não ser que seja uma coisa cultural do seu país. Além do que, você não precisa tomar um super amargo. Cafés especiais conseguem entregar resultados diferentes, saborosos. Isso sem ter a necessidade de adicionar sal ou açúcar.

Sobretudo, a partir do momento que inserimos o sal ou o açúcar na bebida, não temos mais um café puro.

Como resultado, o amargor é uma nota sensorial que compõe o sabor do cafezinho. E não pode ser uma experiência ruim. Desse modo, está presente na maioria das bebidas, pode ser que você não perceba. Porém, todo café tem um mínimo de amargor.

Portanto, se você tem alta sensibilidade para bebidas amargas, vale o teste. Quem sabe adicionar uma pitada de sal no seu café vai te deixar mais feliz?

Extraído do hub do café

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Campo obrigatório