Município ficou em 3º lugar nacional em pesquisa da Urban Systems, atrás de Caxias do Sul/RS (2º) e Joinville/SC (1º)
Reconhecida nacionalmente pelo seu polo calçadista, Nova Serrana, no Centro-Oeste de Minas Gerais, foi escolhido como o melhor município do estado para negócios na Indústria. O resultado foi definido a partir de um estudo realizado em 2023, pela Urban Systems (empresa especializada em inteligência de mercado e consultoria de negócios), com exclusividade para a Revista Exame, que pode ser acessado neste link.
A cidade atingiu a terceira posição no ranking nacional, ficando abaixo apenas de Joinville (1º lugar) e Caxias do Sul (2º). A análise dos municípios foi realizada por meio do Índice de Qualidade Mercadológica (IQM), que define as cidades com melhores cenários para a abertura e manutenção de empresas na Indústria, a partir de indicadores como logística, infraestrutura, concentração de empregos, evolução do setor, entre outros.
“Estamos muito satisfeitos com esse resultado, principalmente, por saber que ele também é resultado das ações estratégicas que desenvolvemos em parceria com os empresários, Prefeitura, Sindinova (Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Calçados de Nova Serrana) e Fiemg”, comenta a analista do Sebrae Minas Poliana Oliveira. A parceria entre a entidade e o município tem mais de quatro décadas, com foco na profissionalização e no estímulo à competitividade das cerca de suas 800 indústrias.
Entre 2018 e 2022, o Sebrae Minas investiu cerca de R$ 5 milhões no polo, atendeu, aproximadamente, 300 empresas e apoiou dez feiras segmentadas com a participação de mais de 200 compradores nacionais, ampliando a geração de negócios. Somente em 2023, a entidade apoiou a realização de 11 Rodadas de Negócios, gerando aproximadamente R$ 4,5 milhões em vendas.
Cenário de oportunidades
A concorrência com grandes mercados levou o Sebrae Minas, ainda em 2008, a aplicar uma metodologia que transformou Nova Serrana, reconhecida até então como polo de calçados esportivos, em polo produtor de moda. Para 2024, está prevista uma revisão na estratégia, que será atualizada para ganhar mais eficiência.
Outras iniciativas de grande impacto foram realizadas em 2018, com a aplicação de estratégias com foco em moda, intensificando projetos relacionados ao design, produtividade e modelagem. Durante a pandemia, o foco passou a ser a transformação digital das empresas, como as vendas on-line, suporte gerencial, promoção de eventos comerciais e rodadas de negócios.
Ainda para apoiar a indústria de Nova Serrana, em 2022, foram realizadas consultorias gratuitas do Sebraetec para a melhoria dos processos de inovação de produtos e serviços dos pequenos negócios. A iniciativa integra o programa Mutirão da Produtividade, com apoio do Governo do Estado.
Para dar continuidade às ações de promoção do polo, neste ano, está prevista a realização de uma rodada de negócios internacional – o Exporta Sebrae –, em abril, além do apoio às 28ª e 29ª edições da Feira de Calçados de Nova Serrana, maior evento do setor no estado.
Fonte: anagabriella@prefacio.com.br
Legenda da foto:
Conceito de homens de negócios de aperto de mão