Site conta com banco de informações estratégicas sobre mercado e atividades agropecuárias, com foco no estado de SP
Por Redação
Com objetivo de auxiliar os produtores rurais nas tomadas de decisões e levar informações para todos os agentes do setor agropecuário, a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP) lançou o Painel de Dados. Desde já, a plataforma consolida estatísticas importantes relativas ao agronegócio, bem como análises econômicas e boletins técnicos. Além de estudos sobre temas relevantes para o setor, que serão periodicamente atualizados.
Em primeiro lugar, o painel é dividido em três seções: Indicadores Econômicos, Produção Agropecuária e Análises e Publicações. O departamento econômico da FAESP elaborou a plataforma.
Painel de Dados
A princípio, a seção Indicadores Econômicos reúne informações sobre preços, custos de produção, mercado de trabalho, PIB – Produto Interno Bruto, VBP – Valor Bruto da Produção. E, ainda, comércio exterior e outras estatísticas fundamentais para o acompanhamento do setor agropecuário.
Sobretudo, os dados relativos às produções agrícola e pecuária, como área plantada, volume de colheita, rendimento das lavouras e rebanho, encontram-se na seção Produção Agropecuária. Que também dispõe de uma radiografia dessas atividades no estado de São Paulo, com mapeamento dos principais municípios produtores.
Ainda assim, a seção de Análises e Publicações vai disponibilizar todas as análises econômicas, os estudos e os boletins elaborados pelo Departamento Econômico da FAESP.
Agronegócio nacional
De forma geral, o Painel de Dados traz balanços sobre as diversas cadeias produtivas do agronegócio nacional. Como soja, milho, algodão, café, hortaliças, bovinocultura, avicultura e demais atividades pecuárias.
No entanto, prioriza o Estado de São Paulo, com informações também sobre cadeias cuja produção é majoritariamente paulista, a exemplo de amendoim e laranja.
“A ideia é reunir na mesma plataforma um sistema analítico de dados com a finalidade de fornecer conhecimento sobre o agronegócio. E subsidiar as decisões estratégicas dos produtores rurais e de outros agentes do setor agropecuário”, destaca Tirso Meirelles, vice-presidente da FAESP.
Estatísticas
Em suma, a FAESP produz as análises constantes no Painel de Dados. Com base em estatísticas coletadas e publicadas por órgãos oficiais de pesquisa e entidades do agronegócio.
Como, por exemplo, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA). Além do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB). Por fim, a Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA) e o Instituto de Economia Agrícola (IEA-SAA/SP).
Conhecimento
“A FAESP coleta dados secundários de diversas fontes relevantes para o setor, realiza o tratamento desses dados e transforma-os em conhecimento por meio deste painel. Onde a visualização é facilitada e interativa. Após essa primeira camada de dados, a FAESP expandirá as pesquisas para gerar dados primários, de maior frequência, a fim contribuir com a inteligência de mercado e orientação à tomada de decisão no campo”, relata Cláudio Brisolara, gerente do Departamento Econômico da FAESP.
Extraído do hub do café