Governador destacou importância do setor produtivo e do agronegócio para o resgate da economia mineira
O governador Romeu Zema participou, nesta quarta-feira (12/8), do lançamento de uma linha de cafés especiais lançada pelo supermercado Verdemar. Os grãos, originários das quatro regiões produtoras de cafés especiais no estado, foram vencedores do 16º Concurso Estadual de Qualidade dos Cafés, promovido no fim do ano passado pelo Governo de Minas, por meio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG). Ao todo, 80 sacas de café, de 15 produtores campeões, foram adquiridas pela rede supermercadista.
Durante o lançamento, o governador ressaltou o apoio do governo mineiro ao agronegócio e ao setor produtivo.
“Acredito no nosso país e acredito nesse tipo de agricultura, de negócio. Temos condições de agregar valor em muitos produtos que produzimos aqui em Minas, como queijos, cachaças e o café. Temos condição de transformar Minas em um estado de produtores premium. Temos que ser ‘os produtores’. Meu governo é amigo de quem trabalha, de quem investe e de quem emprega”, disse.
Pequenos produtores
A secretária de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ana Valentini, enalteceu a importância de ações que valorizem o pequeno produtor rural.
“Apesar de tantas dificuldades que temos enfrentado este ano com a pandemia, é gratificante poder estar aqui com esse trabalho tão importante. Isso é justiça social, porque é assim que vamos ajudar a reduzir as desigualdades em nosso estado, trazendo mais valor para os nossos produtores, especialmente os pequenos”, afirmou.
Também participaram da cerimônia o sócio-proprietário do Verdemar e presidente da Associação Mineira de Supermercados (Amis), Alexandre Poni; o diretor-presidente da Emater, Gustavo Laterza; e o produtor Paulo Gomes, campeão do Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais em 2019.
Concurso
O Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais, considerado o maior do país,
chegou à 16ª edição em 2019. A competição é promovida pelo Governo de Minas
Gerais, por meio da Emater-MG e Secretaria de Estado de Agricultura,
Pecuária e Abastecimento (Seapa), em parceria com a Universidade Federal de
Lavras (Ufla), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de
Minas e a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Faepe).
Crédito (fotos): Pedro Gontijo/Imprensa MG