Acontece nos próximos dias 21 e 22 de dezembro, a 4ª Cantata de Natal de Passos. Tendo início às 20 horas nas Janelas do Educandário Senhor Bom Jesus dos Passos, o evento que já se tornou tradicional no município, receberá os corais de pequenos cantores de Cássia e Pratápolis, além dos anfitriões. O espetáculo terá a apresentação de músicas natalinas e populares, teatro, cores e luzes, levando muita emoção e alegria para todo o público passense e da região.
A cantata acontece desde 2016 e para a sua quarta edição, o evento traz como novidades a apresentação conjunta dos três corais: Pequenos Cantores de Passos, Meninos Cantores de Pratápolis e Pequenos Cantores de Cássia. Com um total de 100 vozes, conduzidas pelo Professor Regente Patrick Pampanini, de Cássia, a apresentação terá o seu repertorio repaginado, com músicas renovadas em 50%. O espetáculo conta também com a encenação do Nascimento de Cristo, com direção de Maurílio Romão, que dirige a companhia de teatro Trupe Ventania.
De acordo com o coordenador do Coral dos Pequenos Cantores, Felipe Terra, além do teatro e muita música natalina, o evento terá diversos efeitos visuais. “A Cantata é planejada com muito carinho e atenção, desde a parte técnica até a apresentação para marcar o Natal de cada um que estiver presente”, garante Felipe.
Organizado pelo Coral dos Pequenos Cantores de Passos, a 4ª Cantata de Natal, de Passos, tem como apoiadores Buffet Splash e Minasbeb, além do patrocínio do Governo de Minas, através de emenda parlamentar do deputado Cássio Soares.
“O evento é uma oportunidade de mostrar aos passenses e para toda região que temos corais de qualidade e que, além de ensinar a arte de cantar e ministrar instrumentos, guiam nossas jovens por um caminho do bem e da cultura. Acredito que a música e arte no geral possa proporcionar inclusão, aprendizagem e, sobretudo, mudança social. Nesse sentido, continuarei apoiando eventos como a Cantata, o Festival de Teatro e tantos outros que possuem esse papel social”, afirma o deputado estadual Cássio Soares.
Música: educação e disciplina
O Coral dos Pequenos Cantores de Passos, fundado por Felipe Terra, surgiu em junho de 2013 e é mantido pela Associação São Francisco. Atualmente, o projeto filantrópico assiste a 70 crianças em situação de vulnerabilidade social a partir de aulas de instrumentos musicais, além de canto e flauta, que já são praticados.
O Coral dos Pequenos Cantores de Cássia foi fundado pelo maestro Heitor Combat há 47 anos e atualmente atende cerca de 150 cantores. Já os Meninos Cantores de Pratápolis atende cerca de 40 crianças e jovens, e teve como fundadores o Padre Aloísio Alves, atualmente pároco da Igreja Nossa Senhora da Penha em Passos, e pelo maestro Rildo Batista.