Os trabalhos voluntários estão crescendo e isto nos motiva sempre a continuar nesta caminhada. Fomos conhecer uma nova ONG de jovens, CUV – Centro Voluntariado Universitário, que tem boas propostas de trabalho em benefício do próximo. Conversei com a presidente Ingrid e com a responsável pelo setor financeiro Ana Beatriz.
Terceiro Setor – Como funciona o trabalho de vocês?
Ingrid – O CVU está em Franca há 05 anos. Começou com uma conversa entre alguns universitários que estavam com vontade de trazer o CVU para Franca, pois já existe em diversas cidades como Ribeirão Preto, Bauru, Uberaba, entre outras, e eles trouxeram pra cá. Temos diversas ações fixas e pontuais, pois variam de acordo com cada mês. A nossa diretoria compõe 19 membros divididos em 19 pastas.
Terceiro Setor – Quais são estas pastas?
Ana Beatriz – Presidente, Vice-presidente, a equipe de Marketing que cuida das redes sociais, o financeiro que cuida do caixa da ONG para realizar todas as ações, a gestão de pessoas que cuida do relacionamento interno dos membros da ONG, a equipe de relacionamento que cuida das ações fixas, principalmente da sopa e a equipe voluntária que cuida das ações pontuais como dia da mulher, das mães, das crianças.
Terceiro Setor – Como é realizado o trabalho de vocês?
Ingrid – As doações que recebemos partem da divulgação e contato das redes sociais. Elas são os nossos meios de comunicação com a sociedade. É através delas que divulgamos os eventos e o que precisamos para poder fazer, por exemplo, a sopa, os lanches, a doação roupas e sapatos… Lembrando que as ações são pontuais e as doações são especificas para cada ação.
Também temos uma conta bancária específica para doações em espécie.
Terceiro Setor – Como fazer para ser um membro do CVU?
Ingrid – É aberto a todos que estão no ambiente universitário, ou seja, de qualquer universidade. Basta ter boa vontade e querer fazer o bem.
Então, pessoal, este é um trabalho muito interessante também, pois envolve jovens que já têm um objetivo de fazer o bem ao próximo. Você, que é universitário e gostaria de fazer a diferença na vida de alguém e principalmente na sua, está aqui uma oportunidade.
Terceiro Setor – Encerrando nosso bate papo gostaria que vocês deixassem um recado.
Ingrid – Nossa força é “Ubuntu”, cada um tem a sua importância. A gente acredita que a força do coletivo é transformadora. Se você quiser ser um voluntário será muito bem vindo.
Ana Beatriz – Vale ressaltar que a expressão “Ubuntu” é de origem africana, significa “Eu sou porque nós somos”. É muito válido, é muito gratificante fazer parte de um trabalho assim, é ótimo ajudar o próximo, mesmo que seja de uma forma mínima, a gente acha que está fazendo pouco, mas não é… Para eles é muito.
Doação:
Caixa Econômica Federal
Agência: 1676
Conta Corrente: 38.527-2
Operação: 013
Gabriela G. Ferreira