SENTIDOS DE IDENTIDADE

81
0
COMPARTILHAR

“Como diria meu Velho, começo do começo…

Não há sentidos sem lembranças da Festa.

Quero começar pelo olfato, mesmo com o risco de algum amigo engraçadinho querer dizer o porquê.

É que foi pelo olfato o primeiro reconhecimento.

Quem terá acordado, como eu, em alguma manhã de final de um maio ao fim da década de 70 com o cheiro de madeira exalado pela Praça Dr. Herculano e redondezas?

Eram as toras sendo despejadas na rua de frente à Matriz; ainda, não havia o calçadão.

Era um cheiro de identidade.

Não demorariam os cheiros de cocadas e churros das primeiras barraquinhas, o marcante cheiro do frango preparado pelo Ari na Casa Paroquial, o cheiro de pólvora dos fogos, o cheiro do quentão e das moças, o cheiro de São João, que só um arceburguense saberá dizer.

Daí vem a visão. A barraca central ficando pronta. O cartaz da Gráfica do Alaor, com o João Batista criança, os primeiros enfeites, os rostos saudosos, os sorrisos dos encontros, as luzes do parque de rua e das barraquinhas, o pé de meu pai marcando o compasso da banda.

A audição. Ah.. o primeiro toque da Alvorada, ainda na minha cama. Os primeiros foguetes incómodos, compensados pela alegria de ouvir, em prazer coletivo itinetante: “Acorda, Maria Bonita…”. As bandas da barraca, a canção de Tião Caboclo tantas vezes repetidas, o martelo do leiloeiro, o grito do bingo, as vozes amigas.

Quanto tato! Os abraços de saudade e de amores juvenis. O sebo. O couro do gado leiloado. A neblina Sul Mineira.

Paladares. O primeiro café generoso da Barraca, o chocolate quente, o churrasquinho do Joaquim, a farofa do frango, o vinho quente, tantos quitutes, os primeiros beijos de tantas vidas.

Por fim, as simbologias da tradição cristã de que mais gosto: a fogueira que anuncia a chegada da vida, os ventres em festa pelo encontro santo, o que anuncia com desprendimento, as imagens do interior da Matriz.

São palavras de quem ama a imagem gravada, que não muda apesar das imagens sobrepostas da modernidade”.

Dr. João Baptista Cilli Filho (“Dione”)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Campo obrigatório