Biblioteca Municipal de Mococa é interditada pela Defesa Civil

454
0
COMPARTILHAR

Medida foi tomada para garantir a integridade física dos funcionários, estudantes e leitores que utilizam o local.

Mococa:- A Biblioteca Municipal de Mococa foi interditada pela Defesa Civil nesta terça feira após vistoria técnica que constatou que existem riscos de ordem estrutural no prédio, o que compromete a segurança dos funcionários e também dos estudantes que utilizam o espaço para pesquisas escolares e leitura.

Segundo informações do engenheiro responsável pelo órgão em Mococa Nelo Pisani Júnior, a interdição só poderá ser suspensa quando forem sanados os riscos, através de obras de manutenção e recuperação, resgatando as condições de segurança e habitabilidade do local mediante análise e aprovação da Defesa Civil. “Essa interdição se faz necessária, pois se trata de um prédio muito antigo que tem a sua estrutura comprometida, tanto a parte do telhado, como também do assoalho do piso superior. Com as infiltrações que existem no local, o mais seguro nesse momento é a interdição”, afirmou o engenheiro.

 A biblioteca e o museu foram transferidos para o local em 1985 e com os anos e o desgaste da estrutura, em 2010 o piso superior que abrigava o Museu Histórico e Pedagógico passou a apresentar diversos problemas estruturais havendo a necessidade de ser realocado para as salas de reservas técnicas na Casa da Cultura, pois estavam sofrendo avarias devido as infiltrações constantes do local.

O pedido de vistoria do prédio foi realizado pela Diretora do Departamento de Cultura e Turismo Cida Cilli, que após receber relatos dos funcionários sobre as infiltrações solicitou o apoio técnico da Defesa Civil. “Solicitei essa vistoria após constatar que as infiltrações estavam aumentando a cada dia, não podemos correr o risco de permanecer com os nossos funcionários e leitores no local. Por se tratar de um prédio histórico e tombado pelo Patrimônio Cultural, o custo para reforma e restauração é muito alto e já houve algumas tentativas de alocação de recursos por parte do governo do estado que não prosperaram.

O prefeito Dr. Felipe Naufel disse que irá agendar nos próximos dias uma reunião com o Secretário de Cultura do Estado de São Paulo para apresentar o problema e solicitar a liberação de recursos para realização das obras necessárias no local.

Cida Cilli afirmou que o acervo da biblioteca será transferido para a Casa da Cultura Rogério Cardoso para que os estudantes que se preparam para os vestibulares não tenham seus estudos comprometidos. “Nós já iniciamos a transferência de parte do acervo para a Casa da Cultura, porém, não temos espaço para alocar tantos livros. Daremos prioridade nesse momento aos estudantes de vestibulares para que possam continuar seus estudos na Casa da Cultura”.

Ela comentou também que as bibliotecárias vão realizar trabalhos nas escolas de contação de histórias e projetos de incentivo a leitura que já eram realizados no prédio que foi interditado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Campo obrigatório