BRASIL
Nem precisamos explicar a importância da educação para um país. No mundo todo, a retomada das aulas presenciais tem sido um dilema. No Brasil, em algumas estados, os alunos já voltaram às salas de aula, mas, em São Paulo, a situação é outra.
Até então, na segunda-feira, parte das cidades paulistas retornariam às atividades escolares. No entanto, uma liminar suspendeu a volta às aulas.
Como resposta, ontem, o governo recorreu da decisão. A justificativa da secretaria de Educação é que não cabe ao Judiciário decidir sobre questões administrativas que englobam políticas públicas.
Prós da retomada:
Principalmente para os mais novos, o convívio escolar é essencial em termos pedagógicos, incitando valores como a empatia e a coletividade.
Nas famílias mais pobres, a escola ajuda em termos econômicos, já que filhos em casa trazem mais gastos e até impossibilitam o trabalho. Além disso, a qualidade de ensino à distância é muitas vezes precária, com problemas de acesso à internet e aos próprios aparelhos.
Contras de retomada:
Apesar de a COVID-19 ser menos grave nos mais novos, ter várias pessoas em um mesmo ambiente não deixa de ser um risco.
Os professores e colaboradores dos colégios, por sua vez, não estão no primeiro grupo a ser vacinado. Com isso, eles seriam colocados em risco.
Por aqui, deixamos a conclusão sempre com você. O que se sabe é que há estratégias a serem pensadas, como o modelo híbrido. Em alguns países, outros setores foram prejudicados para que escolas pudessem abrir.
Fonte: the news 📬 – (Fonte: Getty Images | Reprodução)