Você sabe qual é o caminho que o café percorre até chegar à sua xícara?

13
0
COMPARTILHAR

Para ser saboreado, produto passa por diversas etapas, começando no plantio e terminando nas mesas de casas e cafeteiras do mundo inteiro

A vereadora Luciana Dias, em requerimento apresentado à Câmara Municipal no dia 23 de agosto, solicita que a Prefeitura Municipal, por meio do Prefeito Sr. Carlos Eduardo Donnabella, esclareça se há restrições no agendamento de consultas com médico pediatra nos PSFs (Postos de Saúde da Família) do município, em relação à idade da criança. A vereadora também questiona qual a faixa etária estipulada para consultas com o referido profissional.

Não existe melhor maneira de iniciar o dia do que tomando uma xícara de cafezinho. Afinal, a bebida faz bem para a saúde e dá disposição para enfrentar os desafios do cotidiano. Entretanto, você sabe qual é o caminho que o café percorre até chegar à sua xícara? A gente te conta. Antes de mais nada, a notícia é do portal Exame.

Plantio, florada e colheita

Primeiramente, tudo começa no campo, onde o solo é preparado para receber as sementes. A adubação e o manejo de pragas e doenças ocorrem nessa fase. Inclusive, um processo muito importante a fim de evitar que a futura plantação seja comprometida ou até perdida.

Responsável por afetar o crescimento e o desenvolvimento das plantas, o clima é um fator determinante. Nesse sentido, o plantio se dá durante o período de chuvas, cujo objetivo é aproveitar a umidade do solo.

Depois, na primavera, ocorre a florada, entre os meses de setembro e novembro. Nessa etapa, as flores (sua função é dar origem ao fruto e proteger a semente) da planta começam a sair. E, assim, deixam a plantação com um aspecto visual muito bonito e um aroma único e inesquecível.

A princípio, a quantidade de floradas vai depender dos aspectos ambientais. Como, por exemplo, radiação solar, temperatura, disponibilidade de água, dentre outros. Além das características da espécie cultivada.

Após um período de aproximadamente sete meses (o tempo pode variar de acordo com a região), ocorre a colheita. Sobretudo, podem realizar de forma manual, mecanizada ou com derriçadeiras portáteis.

Secagem e beneficiamento

Em seguida, a secagem é o momento em que os grãos de café colhidos são secos. É fundamental, pois influencia na qualidade final do produto. Existem três formas de secá-los: no terreiro, mecânica e híbrida, onde há um sistema de ventilação a ar.

Ademais, a etapa em que os grãos serão transformados em café verde chama-se beneficiamento. Dessa forma, neste momento, removem as impurezas, como terra, folhas e até pedras.

O caminho que o café percorre

Ao chegar na indústria, o café passa por um rebeneficiamento. Ou seja, com o intuito de eliminar defeitos, potencializando a qualidade dos lotes. É nesse momento, portanto, que ocorre a classificação por tamanho, peso, cor e propriedade.

Após torrado, aliás, o café é embalado e transportado para as gôndolas dos supermercados e empórios, onde você irá comprá-lo.

Valorize produtos de qualidade

Com o objetivo de valorizar o produto e os profissionais sérios envolvidos na indústria, independentemente do estilo que melhor se adapta ao seu paladar, escolha cafés certificados pela Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC). Em suma, é a garantia de sabor, rastreabilidade, qualidade e segurança.

#Café #Cafeicultura #Colheita #Secagem #Beneficiamento #CaféVerde #Torra #CaféCertificado #ABIC #Rastreabilidade

Por: Hub do Café

Da planta à xícara: uma jornada saborosa!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Campo obrigatório