Na última segunda-feira, dia 7 de agosto, durante a sessão ordinária do legislativo de Monte Santo de Minas, o vereador Flavin Mathilha apresentou um requerimento de grande relevância para o cenário educacional do município. O pedido em questão é para que o prefeito Carlos Eduardo Donnabella (Caburé) estude a viabilidade de aderir ao Programa Escola em Tempo Integral, recém-estabelecido pela Lei Federal 14.640, datada de 31 de julho de 2023.
O Programa Escola em Tempo Integral é visto como um instrumento crucial para impulsionar o setor educacional e promover uma política colaborativa entre a União, Estados e Municípios, com o intuito de cumprir a meta 06 do Plano Nacional de Educação (PNE). Essa meta específica estabelece a oferta de educação integral em pelo menos 50% das escolas públicas, abrangendo, no mínimo, 25% dos estudantes da educação básica.
Flavin Mathilha, em seu requerimento, sustenta a relevância desse programa para a realidade educacional local, ressaltando seus impactos positivos para o desenvolvimento integral dos alunos e para o alcance das metas nacionais de educação. O legislador acredita que a adesão ao Programa Escola em Tempo Integral não apenas enriquecerá a qualidade da educação oferecida, mas também contribuirá para a formação de cidadãos mais preparados para os desafios do futuro.
O Programa Escola em Tempo Integral foi idealizado como uma resposta às demandas atuais por uma educação mais completa e abrangente. Através dessa iniciativa, os estudantes têm a oportunidade de permanecer na escola por um período maior, participando de atividades pedagógicas, culturais, esportivas e de lazer. Isso não apenas proporciona um enriquecimento curricular, mas também auxilia na conciliação da vida escolar com as responsabilidades familiares.
A adesão a esse programa não será apenas um passo em direção à melhoria da qualidade da educação oferecida em Monte Santo de Minas, mas também um alinhamento com as políticas educacionais nacionais. A meta 06 do PNE visa a formação de cidadãos mais completos e aptos a enfrentar os desafios de uma sociedade em constante evolução.
A Câmara Municipal, por sua vez, tem o papel crucial de debater e deliberar sobre essa proposta, considerando seu impacto significativo no desenvolvimento educacional e social da comunidade. Em um cenário onde a educação é um dos pilares fundamentais para o crescimento de uma sociedade, a proposição do vereador Flavin Mathilha surge como um importante passo rumo a uma educação mais completa, inclusiva e alinhada às necessidades do século XXIII.