Na última segunda-feira (29/04), durante a sessão legislativa, o vereador Flavin Mathilha trouxe novamente à tona uma proposta apresentada em 2021: a criação de um programa municipal para distribuição de sementes ou mudas da planta conhecida como “Crotalária”. O objetivo é combater os insetos transmissores de doenças graves, como dengue, febre amarela, zika e chikungunya, por meio deste eficaz repelente natural.
A Crotalária, destacada como uma alternativa eficiente e sustentável, não só afasta os insetos, mas também contribui para o controle biológico dessas pragas, além de desempenhar um papel crucial na preservação do meio ambiente local.
Apesar da indicação ter sido feita em 2021, encaminhada ao Departamento do Meio Ambiente para as providências necessárias junto à EMATER, até o momento, nenhum avanço foi divulgado. Flavin Mathilha expressa sua preocupação em relação à implementação do programa, ressaltando a urgência da ação, principalmente diante do contexto de saúde pública.
O vereador destaca, ainda, a disponibilidade do Viveiro Municipal da Prefeitura, um recurso valioso que poderia ser integralmente aproveitado para o desenvolvimento e execução desse programa. A combinação do potencial da Crotalária com a infraestrutura já existente poderia otimizar os esforços e resultados, beneficiando toda a comunidade.
Diante do exposto, Flavin Mathilha reitera seu apelo às autoridades responsáveis, instando-as a agir prontamente na implantação desse programa de distribuição da planta repelente, visando à proteção da população contra doenças transmitidas por insetos, bem como à promoção da saúde e preservação do meio ambiente urbano.