Um sonho, aos poucos, tornando realidade…

277
0
COMPARTILHAR

 

Monte Santo:- No dia 09 de novembro 2017, o Diretor de Cultura e Turismo, Pedro Roberto da Silveira, esteve em uma reunião na cidade de Belo Horizonte, defendendo o Projeto de Revitalização, Reforma e Restauração da Estação Ferroviária, bem tombado pelo município. Esta proposta foi elaborada pela Secretaria de Obras, através da Arquiteta e Urbanista Flávia Avelino.

Após aprovação da referida proposta o nosso Município recebeu a quantia de R$ 150.000,00 (cento e cinquenta mil reais) para iniciar as obras na Estação, sendo este destinado a troca e renovação do telhado.

Esta é uma conquista que trará frutos e benefícios para a nossa cidade, pois o local encontra-se fechado. Assim, num futuro próximo o imóvel passará a abrigar a Estação da Cultura que contará com uma biblioteca, um anfiteatro, salas de oficinas culturais e de artesanato, espaço para músicas e um pequeno museu dedicado à história da Ferrovia, além de espaços de convivência.

 

Entenda a história…
Através das Leis 276, de 18 de setembro de 1899 e 534, de 27 de setembro de 1910 e de conformidade com o decreto nº 3183 de 29 de maio de 1911, o Governo do Estado de Minas Gerais concedeu ao Cel. Lucas Tobias de Magalhães, no dia 31 de maio de 1911, o direito de construção da Estrada de Ferro. Pelo direito de concessão, Cel. Lucas Tobias de Magalhães pagou ao Estado a quantia de quatro contos e quatrocentos mil réis.

A instalação desta estrada de ferro colaborou muito para o desenvolvimento do Município, atraindo uma série de investimentos. O agente executivo, Sr.

Waldomiro de Barros Magalhães, promulgou a Lei datada de 23 de outubro de 1912, autorizando a abertura de duas avenidas ligadas do centro do município à estação ferroviária. Enfim, no ano de 1913, a Companhia Mogiana de Estradas de Ferro inaugurou o trecho que chegou à Monte Santo de Minas. Esse ramal incluía as estações localizadas nas fazendas Catitó, Itiguaçú, Vicente Carvalhais e a Estação Sede.

O prédio da Antiga Estação Ferroviária do Distrito Sede, localizado a Praça da Estação número 500, foi inaugurado em 09 de março de 1913. Pertenceu a Companhia Mogiana de Estradas de Ferro até o ano de 1971, quando a FEPASA (Ferrovia Paulista S.A) assumiu a propriedade dos bens. Atualmente, faz parte do acervo não operacional da extinta Rede Ferroviária Federal S.A.

A Administração Municipal, na pessoa do Senhor Paulo Sérgio Gornati, Prefeito Municipal, da Senhora Maria de Fátima Piovesani, Vice-Prefeita, da Senhora Maria Antônia Ramalho de Rezende Arantes, Secretária Municipal de Educação, Cultura, Turismo e Esporte e do Senhor Pedro Roberto da Silveira, Diretor do Departamento de Cultura e Turismo, não medem esforços para que o Patrimônio Histórico, Cultural e Artístico de nossa cidade seja preservado, perpetuando a história de seu povo.

Vamos juntos, construindo uma nova cidade!
Pedro Roberto da Silveira
Diretor do Departamento
de Cultura e Turismo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Campo obrigatório