Bernardo é o mais novo membro da turminha e fará sua estreia no livro ‘Nosso Amigo com Nanismo’, da editora Culturama
A Turma da Mônica acaba de ganhar um novo personagem. Bernardo é inspirado na história real de um menino de Caxias do Sul (RS) que tem acondroplasia, a forma mais comum de nanismo. Essa doença genética afeta o crescimento normal dos ossos, resultando em um indivíduo cuja altura é muito menor que a média de toda a população.
O livro, intitulado ‘Nosso amigo com nanismo’, conta a história de Bernardo no seu primeiro dia de aula na Escola Limoeiro, onde estudam Mônica, Cebolinha, Magali, Cascão e outros personagens da turminha. Assim que chegam à sala de aula e encontram Bernardo, todos começam a questionar sua baixa estatura. A partir daí, ele conta sua história, fala sobre as dificuldades das pessoas com nanismo e mostra que somente o conhecimento e a informação podem tornar a nossa sociedade mais inclusiva.
A mãe de Bernardo, Flávia Berti Hoffmann, acredita que a inserção do personagem no universo da Turma da Mônica fará uma grande diferença para todas as pessoas que têm nanismo. “Temos que nos esforçar para mostrar para a sociedade que as pessoas com nanismo têm o direito de viver uma vida normal, e que o papel de todos é contribuir para que isso ocorra de uma maneira natural, sem preconceito. Sabemos que é importante conversar sobre esses assuntos com as crianças, para que elas cresçam entendendo e respeitando as diferenças, e a Turma da Mônica tem uma ótima aceitação com esse público, então, com certeza, esse personagem vai ter um papel extremamente importante para a causa do nanismo. Ver este livro pronto é a realização de um sonho”, afirma Flávia.
Para a Mauricio de Sousa Produções, criar esse personagem
foi um processo muito interessante e prazeroso. “É com muito orgulho que damos
as boas-vindas ao Bernardo! A inclusão e a representatividade fazem parte do
dia a dia da Turma da Mônica e é muito bom saber que conseguimos, cada vez
mais, retratar tantas crianças ao redor do mundo. Temos certeza de que essa
história e esse personagem vão contribuir para melhorar a vida das pessoas com
nanismo”, pontua o desenhista Mauricio de Sousa.
Sobre o livro
O livro ‘Nosso amigo com nanismo’ será lançado pela editora Culturama,
licenciada da Turma da Mônica desde 2017. A publicação, no formato 20×27 cm,
terá 32 páginas ilustradas, capa em papel cartão e miolo em couchê.
Segundo o diretor-presidente da Culturama, Fabio Hoffmann, esse projeto é
fundamental para que cada vez mais pessoas saibam o que é o nanismo. “Esse
livro é muito especial para a Culturama porque certamente vai ajudar muitas
pessoas. Não há nada mais gratificante do que publicar um livro em prol de uma
causa tão importante e saber que isso vai fazer a diferença na vida de muita
gente”, explica Fabio.
O livro tem como apoiadora a biofarmacêutica BioMarin, líder mundial no
desenvolvimento e comercialização de terapias inovadoras para doenças genéticas
raras. “Vencer o preconceito geracional é fundamental para possibilitar às
pessoas com nanismo um melhor desenvolvimento, principalmente durante a
infância”, afirma o diretor médico da BioMarin América Latina, Eduardo Franco.
A BioMarin criou a campanha ‘Minha história vai além’, que tem o objetivo de
falar sobre acondroplasia para garantir o acolhimento das pessoas com nanismo
pela sociedade. Como parte da campanha, a biofarmacêutica vai distribuir
exemplares do livro ‘Nosso amigo com nanismo’ para escolas, instituições e
associações. Além disso, haverá painéis informativos em algumas estações de
metrô de São Paulo: Higienópolis-Mackenzie (linha 4, amarela) até o dia 31 de
outubro; Alto da Boa Vista (linha 5, lilás) e Vila Mendes Natal (linha 9,
esmeralda) de 18 a 31 de outubro.
Lançamento do livro
O evento de lançamento do livro ‘Nosso amigo com nanismo’ está marcado para o
dia 25 de outubro, às 19h, na Livraria Cultura — Conjunto Nacional, localizada
na Avenida Paulista, 2073, na cidade de São Paulo.
A data foi escolhida especialmente por marcar o Dia Nacional do Combate ao
Preconceito às Pessoas com Nanismo.
O Nanismo
O nanismo é uma doença genética que afeta o crescimento normal dos ossos,
resultando em um indivíduo cuja altura é muito menor que a média de toda a
população.
As características mais comuns do nanismo são a baixa estatura, pernas e braços
pequenos e desproporcionais ao tamanho da cabeça e ao comprimento do tronco. O
encurtamento ocorre principalmente na parte superior dos braços e nas coxas. Um
indivíduo com nanismo alcança uma estatura entre os 70 cm e 1,40 m, dependendo
da condição que o afeta.
Atualmente existem 200 tipos de nanismo e 80 subtipos. Não há um levantamento
oficial de quantas pessoas possuem esta condição no Brasil. Entretanto, a
medicina estima que a cada 25 mil nascimentos, uma criança nasce com nanismo.
A falta de acessibilidade nos meios de transportes, prédios, banheiros
públicos, etc. é uma das maiores dificuldades enfrentadas por esse grupo de
pessoas. Além disso, a discriminação social torna-se um obstáculo para questões
como o acesso dessas pessoas ao mercado de trabalho.
Sobre a Mauricio de Sousa Produções
A Mauricio de Sousa Produções (MSP) é a maior empresa de entretenimento do
Brasil, responsável por uma das marcas mais admiradas do país, a Turma da
Mônica. A MSP investe em inovação e produz conteúdos em todas as plataformas
com a mais alta tecnologia, alinhando educação, cultura e entretenimento. No
licenciamento, trabalha com 200 empresas que utilizam seus personagens em mais
de 4 mil itens. No universo digital, o canal no YouTube da Turma da Mônica já
chegou a 14,5 bilhões de visualizações, sendo a maior audiência para Mônica
Toy, conteúdo desenvolvido exclusivamente para esta plataforma; além do
engajamento e interações orgânicos com os fãs em mídias sociais. Na área
editorial, possui um dos maiores estúdios do setor no mundo e já tem mais de
450 títulos e mais de 1,2 bilhão de revistas em quadrinhos, responsáveis pela
alfabetização informal de milhões de brasileiros.
Sobre a Culturama
A Culturama é uma editora de livros que atua em diferentes mercados, como
papelarias, bazares, livrarias, atacados, supermercados, lojas de preço único,
bancas e grandes redes de varejo.
A grande missão da empresa é permitir que qualquer pessoa tenha condições de
adquirir um livro. Há 19 anos no mercado, a Culturama já editou centenas de
publicações infantis entre títulos próprios e licenciados. Atualmente, a
editora possui as licenças de Disney, Marvel, Star Wars, Turma da Mônica,
Galinha Pintadinha e Baby Shark.
Sobre a Biomarin
A BioMarin é uma empresa global de biotecnologia que desenvolve e comercializa
terapias inovadoras para pacientes com doenças genéticas raras e ultrararas
graves e de ameaça à vida. O portfólio da empresa consiste em cinco produtos
registrados no Brasil e várias moléculas candidatas em etapas clínica e
pré-clínica.
Fonte: Juliana
Nicolau juliana.nicolau@llorenteycuenca