Com capacidade de produção total atingida, Torrefação Cooxupé agrega valor aos cooperados
Com produção de café torrado, moído e em grão, a Torrefação Cooxupé intensificou sua estratégia de pulverização da carteira de clientes. Assim, ampliou o atendimento ao pequeno varejo, resultando em uma taxa de 39% de abertura de novos clientes. Isto em comparação com a cartela ativa de 2020.
Em atividade há 37 anos, anteriormente, a Torrefação Cooxupé tinha como objetivo atender demandas de cooperados e visitantes da cooperativa. Hoje, em atuação numa nova planta fabril desde 2015, traz valor agregado aos cooperados, com a crescente participação no varejo nacional.
Produção
Dessa forma, com capacidade total de produção em atividade, a Torrefação Cooxupé processou em 2021 aproximadamente 260 mil sacas. Além disso, produziu perto de 13 milhões de quilos de café.
Hoje, os produtos são: Prima Qualità, Evolutto, Terraza, além do Safra Especial. Toda linha está presente no varejo dos estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina.
Lançamentos 2021
No ano passado, a Torrefação Cooxupé lançou mais produtos para agregar à família de cafés.
– Especial Prima Qualità – Cultivado por Mulheres: possui nota de 86 pontos. Este lançamento é uma seleção dos melhores lotes originados do Programa Donas do Café. Foi disponibilizado no varejo e lançado nas versões moído e Drip Coffee (filtro individual pequeno).
– Safra Especial 2021: lotes selecionados anualmente pela Torrefação através do Programa Especialíssimo da Cooxupé. Com esta seleção, é produzido um blend de altíssima qualidade. A partir de práticas sustentáveis e que valorizam o trabalho dos cooperados que vivem da cafeicultura.
– Evolutto Pouch: com o objetivo de atender a demanda do mercado, o lançamento ocorreu nas versões Tradicional e Extraforte, nas embalagens pouch 500 gramas.
Prêmio
Em 2021, o Café Evolutto Espresso ganhou o prêmio que é considerado o Oscar do Café, o “Melhores da Qualidade 2020/2021”. A categoria, no entanto, foi Superior em Grãos – Empresa de Grande Porte. A premiação é da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC).
O objetivo do prêmio é reconhecer os produtos que foram destaques durante o ano cafeeiro no Programa de Qualidade do Café (PQC). Assim, divididos nas categorias Tradicional; Superior; Extraforte e Gourmet.
“É importante lembrar que a Torrefação Cooxupé mantém a Certificação FSSC 22000. Este Sistema de Gestão da Qualidade e Segurança do Alimento monitora o controle de riscos em todas as etapas de produção. Sejam físicos, químicos ou biológicos. É uma das certificações mais importantes do mundo para a indústria de alimentos”, conta o superintendente de Torrefação e Novos Negócios da Cooxupé, Mário Panhotta.
“Além disso, a Cooxupé foi credenciada na Associação Brasileira da Indústria de café (ABIC) como fornecedora de café em grão cru de origem sustentável”, completa.
Extraído da Notícias Cooxupé