TJMG publica em novembro novo edital para antecipação de precatórios

110
0
COMPARTILHAR

Aporte previsto é de R 215 milhões para pagamentos com deságio e poderá contemplar até 300 credores ainda este ano

Na terça-feira (26), presidente do TJMG, Gilson Lemes, já havia se reunido com a Central de Precatórios para homologar o plano de pagamento da dívida para o exercício de 2022, com aporte financeiro de R﹩ 977 milhões (Crédito: Mirna de Moura)

A Central de Precatórios do Tribunal de Justiça de Minas Gerais publicará, na próxima semana, o segundo edital do ano de 2021, com dotação orçamentária de aproximadamente R﹩ 215 milhões para antecipação de pagamentos a credores mediante deságio.

O anúncio ocorre dois dias após a gestão do TJMG homologar o plano de pagamento da dívida de precatórios para o exercício de 2022, com aporte financeiro de R﹩ 977 milhões.

O coordenador da Central de Precatórios do TJMG, juiz Christian Garrido Higuchi, explica que o sucesso do primeiro edital, publicado no primeiro semestre de 2021, motivou o presidente Gilson Lemes a lançar o segundo edital, com previsão de pagamento mediante descontos, para aproximadamente 300 pessoas até o final deste ano.

Na primeira publicação, o governo do Estado disponibilizou R﹩ 212.364.795,81 para pagamentos antecipados, motivando 1.523 credores a se cadastrarem, sendo 1.249 selecionados pela Central de Precatórios. O desconto ofertado pelos credores foi de 29,63%, gerando uma economia para os cofres do Poder Executivo estadual de R﹩ 62.928.815,77.

“O normal é o lançamento de apenas um edital por ano, mas o presidente optou pelo lançamento de um segundo edital, ainda este ano, para que mais credores possam oferecer descontos e serem contemplados na frente dos que estão aguardando na fila de precatórios”, detalhou o juiz Christian Garrido.

Ele espera novamente um grande número de credores se cadastrando para receber seus precatórios com descontos. “Esperamos pagar precatórios para aproximadamente 300 credores ainda este ano. O edital permanece ativo até o final de abril de 2022”, disse.

O magistrado afirmou ainda que os editais devem ser divulgados entre a sociedade para que os credores possam se mobilizar. “É importante frisar que a Central de Precatórios não trabalha apenas com os títulos do Poder Executivo estadual, mas com precatórios de aproximadamente 450 dos 853 municípios de Minas Gerais”, acrescentou.

Juiz Christian Garrido diz que, embora o normal seja o lançamento de apenas um edital por ano, o presidente do TJMG optou pelo lançamento de um segundo edital, ainda em 2021 (Crédito: Mirna de Moura)

Homologação

Na última terça-feira (26/10), o presidente Gilson Lemes homologou, em solenidade que contou com a presença do advogado-geral do Estado de Minas Gerais, Sérgio Pessoa, o plano de pagamento de precatórios devidos pelo Poder Executivo para o ano de 2022.

Ao todo, foram disponibilizados R﹩ 977 milhões para pagamentos dos títulos em ordem cronológica e dos credores dispostos a antecipar seus recebimentos mediante descontos, com a publicação de novos editais.

Atualmente, o Estado de Minas Gerais está em regime especial e pagamento de precatórios, conforme determina a Constituição. Os precatórios, que somam aproximadamente R﹩ 3,5 bilhões, devem ser pagos até 2029. Contudo, a Central de Precatórios do TJMG espera quitar os títulos até 2026.

O valor de R﹩ 977 milhões para 2022 representa quase um quarto do total da dívida, e os recursos serão utilizados, principalmente, para quitar precatórios emitidos em 2004 e 2005. A Central de Precatórios espera efetuar pagamentos, até o final de 2022, dos títulos emitidos em 2011.

Fonte: Diretoria de Comunicação Institucional – Dircom – Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG (31) 3306-3920 – imprensa@tjmg.jus.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Campo obrigatório