Casa de cafés especiais da Cooxupé relembra os avanços deste ano e almeja crescer ainda mais em 2025, cultivando a paixão pelo grão
Este ano está próximo do fim e, para a SMC Specialty Coffees, vem a sensação de dever cumprido. Além disso, mais um capítulo de sucesso foi escrito por diversas mãos que colaboraram para que a casa de cafés especiais da Cooxupé chegasse até aqui.
Mesmo frente às adversidades que marcaram 2024, com questões relacionadas tanto ao mercado do grão quanto às dificuldades da safra, a empresa da cooperativa cumpriu o seu papel.
Programas da cooperativa
Mais de 1.400 famílias cooperadas tiveram seus cafés identificados pelo Especialíssimo. Ou seja, o programa de cafés especiais da Cooxupé e SMC. Os lotes comercializados foram exportados para diversos países. Como, por exemplo, Japão, Inglaterra, Coreia do Sul, Estados Unidos, Austrália, Alemanha e Itália.
Durante o período de safra, a casa de cafés especiais recepcionou 53 empresas. Isto é, cerca de 150 pessoas, que vieram conhecer o trabalho da SMC e visitar as propriedades parceiras. Que têm investido tanto na produção de cafés de alta qualidade como em práticas sustentáveis.
Destaque também para o projeto Donas do Café e sua evolução ao longo dos anos. Relativo às negociações de 2023, pois, durante nosso evento em março desse ano, tivemos 73 matrículas participantes e mais de R$ 150 mil redistribuídos de acordo com a quantidade de sacas comercializadas. Ademais, os encontros abordaram temas pertinentes. Como manejo regenerativo, leis da EUDR, avaliação de cafés especiais, planejamento, empreendedorismo, entre outros.
SMC Specialty Coffees
Visando reverter uma parte dos resultados conquistados pela SMC através do trabalho desenvolvido e das diversas famílias produtoras parceiras, no primeiro semestre de 2024 distribuíram R$ 60 mil proporcionalmente para 17 instituições diferentes. Inclusive, que foram apontadas pelos 10 núcleos Cooxupé.
Pensando sempre em divulgar os cafés especiais produzidos por cooperados e cooperadas, a SMC esteve presente em seis feiras internacionais. E, ainda, promoveu sessões de degustação exclusivas com Dionatan Almeida para potenciais novos compradores. Antes de mais nada, ele é campeão mundial de Cup Tasters 2024.
Quanto mais ações a SMC promove, maiores são as chances de conseguir boas oportunidades de negócio para quem produz cafés especiais.
Portanto, em 2025 a empresa espera seguir crescendo e se aprimorando em coletivo. Aliás, fazendo do café especial um agente de transformação para todas as pessoas envolvidas. Desde o campo à xícara, pois, a SMC Specialty Coffees cultiva a mesma paixão, compartilhando o melhor da nossa terra com o mundo.
#SMCSspecialtyCoffees #Cooxupé #CafésEspeciais #Exportação #Sustentabilidade #DonasdoCafé #Empreendedorismo #FeirasInternacionais #Cooperativismo #Agronegócio
Por: Hub do Café
Sucesso da SMC Specialty