PARCERIA
ESCRITO POR DENISE BUENO, DE PASSOS
27/04/2021 .SINDICATOS, SENAR
O Sindicato dos Produtores Rurais de Monte Santo de Minas e a Prefeitura lançaram a campanha Apaga Fogo. A meta é conscientizar a população rural e urbana sobre a prevenção de queimadas no período da seca. O Sistema FAEMG/SENAR/INAES é parceiro da iniciativa e capacitará equipes mobilizadas pelo Sindicato. Também são parceiros a Cooxupé, Emater, Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros.
Entre as metas da campanha, está orientar e treinar grupos para atuarem com segurança em caso de incêndios, proteger áreas de cobertura vegetal, sistematizar ações de resposta durante ou após o fogo e reduzir as emissões de gases de efeito estufa oriunda das queimadas.
Conforme o Corpo de Bombeiros – unidade de São Sebastião do Paraíso que atende Monte Santo de Minas, um dos incêndios de 2020 teve duração de dez dias. As ocorrências na unidade, de uma forma geral, cresceram em 300% em relação a 2019.
Brigadista
O primeiro curso de Brigadista para a equipe da Prefeitura e produtores rurais ocorreu na última semana. Outras capacitações devem ocorrer ao longo da campanha. Em 2020, o município registrou dois grandes incêndios florestais. “Planejamos várias ações para evitar que o fogo atinja as matas, como ocorreu em 2020. Vamos trabalhar com educação e prevenção”, disse o presidente do SPR de Monte Santo de Minas, José Maria Andrade Pontes.
Mais ações
Vídeos gravados pelo sargento Ribeiro para os produtores também serão divulgados pelas mídias sociais. Outra ação foi a solicitação para que o Departamento Nacional de Estradas e Rodagem faça a limpeza do mato nas margens da rodovia antecipadamente. A próxima etapa será a orientação dos produtores sobre os aceiros.
A expectativa é grande, segundo a diretora de Meio Ambiente da Prefeitura, Kelly Cristina Santos. A Prefeitura adquiriu abafadores e sopradores e está elaborando rotas em todo o município. “Muitas vezes, quando o Corpo de Bombeiro chega, ele tem dificuldade ao acesso. As rotas já determinadas visam colaborar com esse trabalho. Sabemos que vamos colher os frutos dessa conscientização à frente”.
A expectativa para 2021 é que, com a conscientização da população, os focos sejam em menor quantidade e que a equipe capacitada possa combater as chamas até o atendimento do Corpo de Bombeiros.
Fonte: Senar Minas