Semana Internacional do Café reúne profissionais em Belo Horizonte para discutir inovação, sustentabilidade e as tendências do mercado global

Com o tema “Café em Transformação Inovação, Sustentabilidade e Oferta do Mercado Global”, a Semana Internacional do Café (SIC) chega à sua 13ª edição entre os dias 5 e 7 de novembro de 2025, no Expominas, em Belo Horizonte (MG). O evento cresce 50% em tamanho, com 20 mil m² de área, 240 expositores, expectativa de movimentar R$ 150 milhões em negócios e receber cerca de 25 mil pessoas de mais de 40 países, consolidando-se como a maior SIC da história.
Semana Internacional do Café
Reconhecida como vitrine da cafeicultura brasileira, a SIC conecta produtores, indústrias, torrefadores, baristas, compradores internacionais e empreendedores.
A programação é estruturada em oito frentes: Simpósio e Fórum, Exposição, Salas de Cupping, Coffee of the Year, Rodada de Negócios, Festival Café da Semana, Campeonatos & Prêmios e Encontros e Workshops.
Segundo Caio Alonso Fontes, CEO da Espresso&CO, o evento reafirma o papel do Brasil como referência global.
“A SIC amplia sua dimensão e reforça o compromisso em antecipar tendências e abrir mercados. O crescimento reflete a força do café brasileiro e a necessidade de estarmos preparados para competir em um cenário global em constante transformação”, destaca.
Conexões, inovação e sustentabilidade
Neste ano, a SIC dialoga diretamente com os debates da COP30, reforçando o compromisso da cadeia cafeeira com práticas sustentáveis e soluções tecnológicas.
O evento também promove reflexões sobre o uso de inteligência artificial, cafés funcionais e sistemas produtivos regenerativos, temas que moldam o futuro da cafeicultura.
“O futuro do café será marcado pela inovação e pela autenticidade das origens.
O Sebrae Minas tem reafirmado seu compromisso em preparar produtores e micro e pequenas empresas para esse novo cenário”, explica Marcelo de Souza e Silva, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas.
Experiências e oportunidades
Entre os destaques da programação estão as Rodadas de Negócios, que aproximam produtores de compradores nacionais e internacionais, e as Salas de Cupping, verdadeiras vitrines da qualidade e diversidade do café brasileiro.
Já o Festival Café da Semana leva a cultura das cafeterias para dentro da SIC, reunindo coffee lovers, microtorrefações e empreendedores do setor.
A força do café mineiro
Para Antônio de Salvo, presidente do Sistema Faemg Senar, Minas Gerais responde por 47% da produção nacional e lidera a transformação do setor.
“A SIC representa um espaço de diálogo e conexão que fortalece e valoriza a cafeicultura mineira, unindo tradição e inovação”, afirma.
O evento é uma realização da Espresso&CO, Sistema Faemg Senar, Sebrae e Governo de Minas Gerais, com apoio do Sistema Ocemg.
A entrada é gratuita para produtores rurais e profissionais do setor mediante credenciamento.
Os visitantes gerais e consumidores finais podem adquirir ingressos para acesso ao evento no dia 7 de novembro.
Cooxupé marca presença na SIC 2025
A Cooxupé, maior cooperativa de café do Brasil, participará da Semana Internacional do Café com estande próprio, apresentando suas iniciativas, programas e projetos voltados à inovação e à valorização da cafeicultura cooperativista.
Por Hub do Café
#SIC2025 #Cafeicultura #Inovacao #Sustentabilidade #CafeBrasileiro #BeloHorizonte #Eventos #Agro #Cooxupe #MercadoGlobal
Inovação na cafeicultura






