Foto: Reprodução
O Sensei Áquila Lanza, professor de jiu-jitsu e judô em São Sebastião do Paraíso e Monte Santo de Minas, participou domingo (31) do curso Módulo de Nage no Kata e Katame no Kata, em Pouso Alegre (MG).
De acordo com o Mestre Jigoro Kano, criador do judô, “os katas são a estética do judô. É no kata que está o espírito do judô, sem o qual é impossível perceber o objetivo”. Kata é um conjunto de movimentos de ataque e defesa e está presente nas mais diversas artes marciais japonesas.
O curso foi ministrado pelo sensei 8º dan, Norio Shukuri, uma lenda no cenário do judô nacional. O módulo foi oferecido pela Liga Sul Mineira de Judô, visando o aperfeiçoamento dos judocas e professores da região.
“É muito importante participar desses cursos, pois elevam o nível do judô com um todo. Além disso, poder aprender direto de um mestre como o Sensei Shukuri é inestimável. É beber direto na fonte do judô”, disse o sensei Áquila.
“O trabalho da Liga Sul Mineira de Judô para propagação do judô é importantíssimo e vem sendo realizado de maneira excelente. Como professores, precisamos estar sempre aprendendo e estimulando as novas gerações de praticantes.
“Esse foi um final de semana de muito judô, lutas , aprendizado e trabalho. Tivemos uma competição em São José do Rio Pardo no sábado, na qual tivemos um bom resultado e no domingo o curso dos katas”, salienta.
Agradeço a Prefeitura de Monte Santo e ao nosso diretor de Esportes José Tortorelli Marques por todo o apoio ao projeto. Agradeço também à Sensei Roselaine e a todos que apoiam nosso trabalho”, conclui.
Trajetória do Sensei Norio Shukuri (Fonte: Federação Mineira de Judô):
1954: Iniciou Judô no ensino fundamental aos 12 anos.
1957: Shodan (1º dan – Kodokan)
1957: 1º lugar no Campeonato Escolar de Judô (Ensino Fundamental) na província
de Oita Ken (Japão).
1960: 2º dan – Kodokan.
1960: 2º lugar no Campeonato Escolar de Judô (Ensino Médio) na província de
Oita Ken (Japão).
1962: 3º dan – Kodokan.
1965: 4º dan – Kodokan.
1971: Migração para o Brasil (São Paulo).
1971: Academia de Judô Ishii (Chiaki Ishi) – Professor substituto.
1973: 5º dan – Confederação Brasileira de Judô.
1973: 1º lugar no Campeonato de Judô Grande São Paulo (peso leve).
1978: Mudou-se para Varginha (MG). Início das aulas de Judô com o Sensei Shuhei
Okano.
2000: 6º dan – Kodokan.
2009: 1º lugar – Campeonato Mundial de Judô Master* (Atlanta, USA).
2010: 1º lugar – Campeonato Mundial de Judô Master* (Montreal, Canadá).
2011: 7º dan – Kodokan.
2020: 8°dan – CBJ.
Extraído do Jornal do Sudoeste