Medida busca reduzir impacto de problemas de saúde no desempenho escolar de crianças e adolescentes

O vereador Paulo Márcio Secundo dos Santos apresentou o Requerimento nº 197/2025 à Câmara Municipal de Monte Santo de Minas, solicitando ao Executivo Municipal que estude a criação de um fluxo de atendimento prioritário para estudantes da Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II em consultas médicas especializadas na rede pública de saúde. A proposta visa acelerar diagnósticos e tratamentos que impactam diretamente o desenvolvimento escolar.
Saúde e aprendizagem caminham juntas
De acordo com o vereador, atrasos em consultas com especialistas como oftalmologistas, fonoaudiólogos ou otorrinolaringologistas têm gerado prejuízos irreversíveis para o rendimento escolar de alunos. Questões de saúde não identificadas a tempo afetam a frequência, a atenção e até mesmo o futuro educacional dos jovens. A proposta não altera os atendimentos de urgência e emergência, mas cria um fluxo especial para estudantes, otimizando os agendamentos.
Ação preventiva e sustentável
A ideia é implementar uma política preventiva que reconhece o período crítico de formação e crescimento das crianças e adolescentes. A medida também se baseia na possibilidade legal de os municípios definirem prioridades dentro do SUS para grupos específicos. Além disso, não comprometeria o atendimento da população adulta, sendo considerada viável e benéfica para todo o sistema.
Integração entre saúde e educação
O projeto ainda propõe a articulação entre as secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social para viabilizar a proposta. “Com integração, planejamento e foco no futuro, podemos transformar a realidade de nossos estudantes”, concluiu o vereador Paulo Márcio.

#MonteSantodeMinas #SaúdeNaEscola #EducaçãoInfantil #EnsinoFundamental #ConsultasEspecializadas #SaúdePública #AtendimentoPrioritário #CriançasEAdolescentes #SistemaÚnicoDeSaúde #DesenvolvimentoEscolar
saúde de estudantes






