Profissionais voluntários da área atendem pacientes via aplicativo
A solidariedade é um dos marcos da pandemia do coronavírus e tem feito história em Minas Gerais. Desde que os primeiros casos foram registrados no estado, profissionais de diversas áreas têm procurado o Governo de Minas como candidatos a voluntários nessa batalha. Uma rede se formou e, hoje, muitos deles atuam diretamente nos cuidados com os pacientes, por meio do aplicativo Saúde Digital MG Covid-19.
Quando a pandemia começou no Brasil, em março, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) foi procurada por pessoas que se colocavam à disposição para auxiliar no enfrentamento ao vírus. Diante da oferta, a SES-MG criou um site de cadastramento de voluntário e estima que cerca de 1 mil pessoas tenham se cadastrado nesses últimos meses.
“A pandemia comoveu muitos e despertou o sentimento de coletividade. Começamos a receber ligações de médicos, psicólogos, enfermeiros, donas de casa, e outras pessoas que queriam ajudar”, conta Cláudia Hermínia de Lima e Silva, assessora chefe de Parceiras em Saúde da SES.
A secretaria criou um cadastro de voluntários, uma espécie de banco reserva de recursos humanos. Em maio, ao ser lançada a plataforma de gestão da inovação em telemedicina, o aplicativo Saúde Digital MG, 35 psicólogos voluntários foram chamados para atuar no atendimento.
Rede
Desde então, o grupo de profissionais, de Minas e de outros estados, dedicam parte do dia para atender aos pacientes mineiros, por meio do aplicativo. Eles doam o tempo que têm, de acordo com o horário que podem.
Nazareh Ribeiro está à frente desse grupo. Psicóloga, especialista em Neurociência, Cognição e Comportamento, Nazareh tem doutorado pela Rennes École Business Administration (França) e é coordenadora dos psicólogos voluntários que atuam no Saúde Digital MG. “Também sou voluntária e atendo pacientes. Todos nós, profissionais de Saúde, fizemos um juramento, e quem escolhe trabalhar com essa área tem que estar disponível para os chamados”, comenta.
Ela, que mora no Rio de Janeiro, acredita que solidariedade, empatia, resiliência e adaptabilidade fazem a diferença neste momento de crise mundial. “Meu consultório está fechado há cinco meses. Por que não doar parte do meu tempo para isso?”, questiona Nazareh, que se sente satisfeita e feliz em poder ajudar.
Desde 2003, ela trabalha com atendimento a distância e, com a sua experiência, tem feito palestras para os profissionais que atendem pelo Saúde Digital MG, orientando-os sobre os atendimentos on-line.
Reuniões virtuais são realizadas semanalmente, e Nazareh aborda questões como postura ética, manejo clínico e anamnese (entrevista feita com os pacientes). “É gratificante apoiar outros colegas e atender a quem precisa”, diz.
A psicóloga Luíza Falcão se candidatou como voluntária no dia 28 de março. “É um projeto brilhante que tem dado muito certo, principalmente para aquelas pessoas que estão em isolamento e precisam de acolhimento para suas angústias e ansiedade neste momento”, comenta Luíza, que vê as ações voluntárias como algo a acrescentar na vida profissional e pessoal.
Atendimento
Para ser atendido, o paciente deve se inscrever na plataforma e responder perguntas referentes aos seus sintomas. A partir daí, o próprio aplicativo o encaminha para a abordagem clínica, que pode ser uma teleconsulta com um médico e ou receber a indicação para um atendimento psicológico. O psicólogo recebe, então, um e-mail ou SMS com o nome do paciente para que seja iniciada a psicoterapia pela plataforma.
“São feitas escuta, orientação e observação sobre o estado emocional dessa pessoa. Se ela está apresentando, além da covid-19, quadros de depressão, ansiedade, entre outros. Há entrega de valor e qualidade no atendimento”, ressalta Nazareh.
Conforme destaca Cláudia Hermínia, o trabalho dos psicólogos voluntários é fundamental para a assistência daqueles contaminados pelo coronavírus, uma vez que, identificado algum indício de que a saúde mental desse paciente está prejudicada, uma notificação é enviada para a SES-MG, para que o caso seja acompanhado por profissionais responsáveis.
Saúde Digital
Saúde Digital MG – Covid19 é uma plataforma para auxiliar os cidadãos a realizarem uma autoavaliação de saúde com foco no coronavírus, oferecendo um direcionamento para o acesso à rede de Saúde do Estado. Atualmente, há cerca de 20 mil usuários cadastrados.
A ferramenta é fruto de uma parceria entre o Governo de Minas e a Techtools Ventures, empresa que agrega soluções de healthtech de 38 países, que doou para o estado, por um período de três meses, o direito ao uso da tecnologia de certificação de identidade dos pacientes, triagem inteligente para covid-19 e plataforma de teleconsultas.
Médicos, enfermeiros e psicólogos da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) foram capacitados e atendem os pacientes por meio da plataforma.