Estudo europeu descobriu que a maneira em relação ao preparo da bebida pode causar diferentes impactos na saúde
Por Redação
Você sabia que a forma como preparamos o café pode ter diferentes impactos na saúde? Um estudo europeu descobriu isso. Os pesquisadores mostraram que algumas formas são consideradas mais saudáveis do que outras. Saiba qual é a forma mais saudável de fazer café e como isso pode afetar o seu bem-estar geral, segundo o Portal Go Outside.
Acima de tudo, o estudo de longa duração publicado no European Journal of Preventive Cardiology descobriu que o café filtrado, ou seja, o coado, é a forma mais saudável para o consumo.
Ou seja, o café não filtrado, como o café grego e turco, que é fervido, ou aquele produzido na prensa francesa, contém quantidades maiores de cafestol e kahweol.
São substâncias químicas encontradas nas gotículas de óleo que flutuam no café e, também, nos sedimentos. De acordo com a pesquisa, elas aumentam o colesterol no sangue e o risco de doenças cardíacas e morte prematura.
Mais saudável
Por outro lado, o café coado, ou filtrado com filtro de papel, foi associado a um risco reduzido de 15% de morte por qualquer causa.
Além de um risco reduzido de 12% de morte por doenças cardiovasculares nos homens. Nas mulheres, um risco reduzido de 20% de morte por doenças cardíacas, em comparação com não consumir café.
Benefícios
Do mesmo modo, o trabalho descobriu que aqueles que bebiam de uma a quatro xícaras de café filtrado por dia tinham a menor taxa de mortalidade.
Estudos anteriores também destacaram os benefícios do café para a saúde. Incluindo a diminuição do risco de doenças cardíacas e numerosos tipos de câncer.
Agora você já sabe: o café filtrado é a forma mais saudável de desfrutar de uma xícara de café todos os dias.
Estudos
De acordo com estudos baseados em evidências, beber de três a quatro xícaras de café preto por dia pode proporcionar os maiores benefícios à saúde em geral.
Ou seja, isso inclui a diminuição do risco de doenças cardíacas, diversos tipos de câncer. Além de distúrbios neurológicos, metabólicos e hepáticos, bem como a mortalidade geral.
Além disso, a American Heart Association destaca que o café filtrado pode aguçar o foco mental, melhorar o humor e o desempenho durante o exercício.
Análises
Já o British Medical Journal publicou um estudo em 2017 que analisou mais de 200 metanálises dos benefícios para a saúde do café. Os pesquisadores descobriram que o café também pode reduzir o risco de melanoma, doença cardíaca, esclerose múltipla, diabetes tipo 2.
Bem como doença hepática, câncer de próstata, Alzheimer, dores nas costas relacionadas ao computador e muito mais.
Cautela
No entanto, é importante ter cautela em alguns casos. Por exemplo, se você tem problemas para dormir, é melhor evitar o café e todas as fontes de cafeína à noite ou perto da hora de dormir.
Mesmo assim, vale destacar que, para maioria das pessoas, o café é seguro e benéfico para a saúde. Desde que seja consumido com moderação e preferencialmente na forma filtrada ou coada.
Dicas de consumo
– Evite açúcar: uma colher de chá de açúcar contém 16 calorias. Pode não parecer muito, mas se você beber algumas xícaras por dia, as calorias aumentam.
– Se for usar leite, prefira o desnatado: o leite com baixo teor de gordura (desnatado) tem menos calorias. E ajudará a compensar as perdas de cálcio (uma colher de sopa tem apenas 6 calorias, mas 19 miligramas de cálcio).
Extraído do hub do café