Esta prática é essencial para o incremento da produtividade no cafeeiro
Realizar a análise foliar é muito importante para a lavoura de café por identificar, de forma precisa, as necessidades de nutrientes que a planta está precisando. Tudo isso permite uma nutrição mais correta e equilibrada dos cafezais.
Além disso, a análise foliar auxilia na adequação da adubação do solo. Pois, traz como resultados o incremento na produtividade e a economia nos insumos.
Análise Foliar
No vídeo “Análise Foliar”, disponível no canal da Cooxupé no YouTube, no quadro “Cooxupé em Foco”, o agrônomo da Cooperativa Acácio Aparecido Anunciação explica que a análise de folha vem como um complemento da análise de solo.
Assim serve para auxiliar na adequação das adubações de solo e também para colocar somente aqueles elementos que são necessários naquele momento para a planta.
“Com isso, se tem um incremento na produtividade e uma economia nos insumos, uma vez que os custos dos fertilizantes estão muito altos”, afirma.
Período
De acordo com o engenheiro agrônomo, há dois momentos corretos para realizar a análise foliar na lavoura do café. “O primeiro, geralmente, é logo no início do período chuvoso e a análise das folhas viria como complemento da análise de solo. Já o segundo é pelo menos 30 dias a partir da primeira adubação ou pulverização de solo, que seria mais ou menos em janeiro ou fevereiro”, orienta.
Anunciação explica que a coleta das amostras de folha deve ser feita sempre em talhões homogêneos, divididos pela idade da lavoura, variedade e a produtividade.
Fonte: Notícias da Cooxupé