Opção de pagamento está disponível nos ônibus municipais de Belo Horizonte e Nova Lima
A tecnologia acompanha a mobilidade urbana há décadas e a evolução de suas ferramentas continua facilitando a vida de quem utiliza transportes coletivos. Na cidade de Nova Lima, em Minas Gerais, a prova mais recente desta facilidade é o pagamento de passagem direto no ônibus por meio de QR Code, disponível nos veículos municipais. Após uma publicação do prefeito, João Marcelo Dieguez, nas redes sociais falando sobre o serviço, o aplicativo KIM teve um aumento de 180% no número de downloads no município.
Com o aplicativo é possível que o passageiro faça o pagamento da viagem sem dinheiro físico e sem cartão de transporte, utilizando apenas o celular. Para aproveitar essa funcionalidade que facilita muito a vida dos usuários de transporte público é só seguir os passos abaixo:
Baixe o aplicativo gratuitamente nas lojas virtuais Apple Store ou Google Play e faça seu cadastro;
Em seguida, clique em “QRCode Transporte” e depois em comprar QRCode;
Selecione a quantidade e a forma de pagamento;
Após validar o pagamento, clique em “Gerar QRCode”;
Escolha a linha de ônibus que vai utilizar;
No transporte, clique na opção “QRCode” do validador de cartão e aponte a tela do seu celular para a câmera da catraca.
O QR Code gerado vale por 30 minutos e pode ser usado somente na estação ou linha selecionada. Caso o código seja aberto no celular e não utilizado, o valor será creditado no aplicativo novamente após 24 horas.
O aplicativo também permite recarga do cartão de transporte através de PIX, cartão de crédito ou débito, transferência, boleto ou depósito bancário. Além dos meios de pagamento, o KIM tem a função de mapa, que indica o trajeto dos ônibus das cidades e o horário que eles passarão no local onde o passageiro se encontra.
Sobre KIM
KIM é um aplicativo de mobilidade urbana que tem o objetivo de facilitar a jornada do passageiro de transporte público. Criado em 2017, o aplicativo está disponível em 48 cidades no Brasil, incluindo as capitais Belo Horizonte, Salvador, Porto Alegre, Florianópolis e Vitória. Através dele, o cliente consegue recarregar seu cartão de transporte, da forma que lhe for mais viável entre PIX, cartão de crédito ou débito, transferência, boleto ou depósito bancário.
Por meio do aplicativo, o passageiro consegue acompanhar toda a movimentação de uso do cartão através do extrato, revalidar o cartão de estudante, pedir uma segunda via e bloquear em caso de perda, roubo ou furto. Ele também permite o pagamento da passagem com QR Code, diretamente na catraca do ônibus e usando o celular.
Fonte: Patrícia Vivas