Na última sessão da Câmara Municipal de Monte Santo de Minas, o Secretário Municipal de Educação, Ronan César Duarte, ocupou a Tribuna Livre abordando a situação preocupante do transporte escolar dos alunos da zona rural.
Durante sua fala, Ronan explicou que a implantação do novo ensino médio pelo Ministério da Educação gerou muitas mudanças e um acúmulo de alunos, o que tem sido uma grande variante de preocupações para o transporte escolar. A implantação do sexto horário no ensino médio tornou-se um desafio para a Prefeitura, que está encontrando dificuldades para atender a demanda, principalmente com alunos da zona rural.
A aquisição de novos ônibus escolares não está descartada, mas Ronan salientou que é preciso muita compreensão dos pais, pois, como o ano letivo já começou e com o aumento do número de alunos com frequência presencial, além da demanda das várias regiões da zona rural, será preciso a aquisição de ônibus escolares.
O Secretário Municipal de Educação solicitou a ajuda dos vereadores para contatar os deputados de seus partidos na ajuda de aquisição de ônibus escolar. Outro fator que vem prejudicando o transporte escolar é, sem dúvida, este período de muita chuva, pois as estradas da zona rural não estão suportando o acúmulo de chuva, tornando-se sem condições de tráfego.
Ronan encerrou sua participação solicitando a compreensão de todos, salientando que a Prefeitura não tem nenhuma culpa sobre os acontecimentos, afirmando, ainda, que tais problemas não ocorrem somente em Monte Santo, mas também em todas as cidades do interior do país.
A situação do transporte escolar na zona rural é um problema que tem afetado muitos municípios no país. A falta de estrutura nas estradas e a alta demanda de alunos têm sido os principais desafios enfrentados pelas prefeituras. A iniciativa do Secretário Municipal de Educação de Monte Santo de Minas de abordar o problema na Câmara Municipal e solicitar a ajuda dos vereadores para buscar soluções é um passo importante para garantir a educação de qualidade para todos os alunos, inclusive os que moram na zona rural.