Mococa:- Na tarde desta terça-feira, 01, no Gabinete do Prefeito, a Chefe de Gabinete, Sônia de Pauli, juntamente com a Coordenadora da Agricultura e Meio Ambiente, Alexandra Marcal e Renato do Gás, de Serviços Públicos, estiveram presentes com representantes da CPFL – Companhia Paulista de Força e Luz, Luciano Sene, do Meio Ambiente, Paulo Ribeiro, Técnico Programador, e José Relson de Oliveira, Consultor de Negócios. Em pauta: Preocupação com o Meio Ambiente.
O encontro discutiu o serviço de corte e poda de galho feito pela companhia. Viabilizando uma melhor qualidade de vida e limpeza da cidade, foi solicitada uma parceria para que a remoção deste material também seja realizada, questão que será analisada pela direção da CPFL.
Se a solicitação for aceita, o trabalho será mais produtivo, pois passará a atuar juntamente com o trabalho que é feito pelo Departamento de Serviços Públicos
<< Projeto Arborização + Segura >>
Na oportunidade, eles apresentaram o projeto”Arborização + Segura” que pretende readequar a vegetação da cidade com a doação de centenas de mudas, com espécies que convivem melhor com a rede elétrica e o cenário urbano.
Se aprovado o convênio, que será estudado pelo órgão, Mococa passará a ter uma vegetação que convive melhor com as instalações de redes elétricas, telefonias, os calçamentos e as distribuição de água e esgoto, e demais setores.
Com isso, a Prefeitura e a Companhia, vão plantar centenas de mudas de árvores de espécies mais adequadas para o ambiente urbano e maior harmonia com os serviços básicos que atendem os munícipes, como calistemo, ligustro, resedá, grevílea-anã, jacarandá-caroba, aroeira-pimenteira, aldrago, jacarandá-mimoso, canelinha e algodoeiro.
Com a implantação do projeto, as árvores que oferecem riscos à população e das redes elétricas serão identificadas e, após avaliacão e autorização, juntamente aos órgãos competentes, serão substituídas por novas mudas.
A colocação desses tipos de árvores traz maior segurança para a população, uma vez que evita interrupções de energia geradas pelo contato da vegetação com a rede de energia.
Atualmente, o projeto é desenvolvido em 34 cidades. São mais de 14 mil árvores no total. Além disso, o projeto também conta com a substituição das árvores, plantio de novas mudas e desenvolvimento de atividades educativas nas escolas.
No Estado de São Paulo, os municípios parceiros do projeto são: Itatiba, Ourinhos, Amparo, Timburi, Jaguariúna, Hortolândia, Itapetininga, Morungaba, São Roque, São Miguel Arcanjo, São Pedro e Saltinho.
Já no Rio Grande do Sul, fazem parte: Antônio Prado, Serafina Corrêa, Feliz, Iraí, Santa Rosa, Passo Fundo, Três Passos, Veranópolis, Santiago, Uruguaiana, Venâncio Aires, Gramado, Erechim, Alegrete, Santo Ângelo, Nova Petrópolis, Santa Cruz do Sul e São Leopoldo.
No Paraná, Jacarezinho e Barra do Jacaré também participam do programa.