Quem tem ansiedade pode tomar café? Saiba tudo sobre transtorno

42
0
COMPARTILHAR

Psicólogo explica o que é, quais são os sintomas e, ainda, se o café faz mal para quem tem ansiedade; profissional tira dúvidas

Por Redação

Um estudo recente indica que 26,8% dos brasileiros sofrem de ansiedade. Primeiramente, a pesquisa traz informações de âmbito nacional e é do Covitel. Ou seja, o Inquérito Telefônico de Fatores de Risco para Doenças Crônicas não Transmissíveis, realizado em 2023. Por ser um país com alto consumo de café, é comum as pessoas relacionarem a bebida com o transtorno. Será que quem tem ansiedade pode tomar café?

A seguir, o Hub do Café conversou com um psicólogo e traz quatro principais dúvidas sobre a desordem e seus sintomas. E, ainda, se o café faz mal para quem tem ansiedade. Por fim, destaca a importância dos cuidados com a saúde mental.

1) O que é ansiedade?

A ansiedade, do ponto de vista psicológico, é uma resposta adaptativa que prepara o organismo para enfrentar desafios. De antemão, é o que explica o psicólogo clínico Washington Barbosa Rodrigues.

Entretanto, quando excessiva, o profissional alerta que a desordem pode se manifestar como uma preocupação constante e desproporcional em relação a eventos futuros. Dessa forma, impactando negativamente o bem-estar emocional.

“É uma emoção inerente à condição humana, desempenhando um papel adaptativo. Mas, quando intensificada, pode se tornar problemática, afetando o bem-estar geral”, ressalta.

2) Quais são os sintomas de ansiedade?

Antes de mais nada, os sintomas de ansiedade abrangem uma gama de manifestações físicas e emocionais, de acordo com o psicólogo.

“Entre eles, estão a tensão muscular, irritabilidade, inquietação, dificuldade de concentração, fadiga, insônia. E até mesmo sintomas físicos, como dores de cabeça e no estômago. Cada pessoa pode experimentar a ansiedade de maneira e intensidade diferentes”, afirma Rodrigues.

3) Quais profissionais a pessoa deve buscar para tratar o transtorno?

Para tratar a ansiedade, desde já, é aconselhável buscar a ajuda de profissionais de saúde mental. Como psicólogos e psiquiatras.

“O psicólogo pode oferecer abordagens terapêuticas para compreensão e gestão desses sintomas. Enquanto o psiquiatra pode, se necessário, prescrever medicamentos para auxiliar no controle da ansiedade. O trabalho conjunto desses profissionais é comumente eficaz”, orienta Rodrigues.

4) Quem tem ansiedade pode tomar café?

Em primeiro lugar, a bebida possui cafeína. Portanto, a substância é considerada estimulante do sistema nervoso central. Mas, será que pode ter efeitos em pessoas ansiosas?

De acordo com o psicólogo, a relação entre ansiedade e café pode variar de pessoa para pessoa.

“Embora a cafeína é estimulante e pode aumentar a sensação de nervosismo, há pessoas com ansiedade que toleram seu consumo moderado. Recomenda-se observar os próprios efeitos do cafezinho no corpo e ajustar o consumo conforme a resposta individual”, recomenda o profissional.

Nesse sentido, quando consumido em excesso, o café pode ter efeitos estimulantes em quem tem ansiedade. Por isso, o psicólogo indica o consumo controlado, conforme a reação do seu organismo à bebida. Em suma, não é preciso deixar de tomar sua xícara de café.

Por fim, é importante destacar a necessidade dos cuidados com sua saúde mental. Assim, busque o tratamento adequado para entender o que pode afetar o transtorno de ansiedade.

Extraído do hub do café

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Campo obrigatório