Monte Santo:- A última semana do semestre letivo em Monte Santo de Minas foi de intensa movimentação, tanto em escolas como em outras instituições do município. A chegada da equipe do Projeto Expedição da IFSULDEMINAS contou com a recepção tanto da vereadora envolvida desde o início, Priscila Paulino, como também do reitor do Instituto o monte-santense Marcelo Bregagnoli e também o corregedor do IFSULDEMINAS Raul Sartori.
O projeto está na 3° edição e trata-se de um programa idealizado pela Pró-Reitoria de Extensão do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), que busca proporcionar o diálogo entre a instituição e as comunidades locais, promover a integração social com a participação voluntária dos estudantes e servidores do Instituto com as comunidades da região. Também busca soluções que contribuam com o desenvolvimento sustentável local e ampliem o bem-estar da população.
Em Monte Santo de Minas, dos dias 09 a 13 de julho, a cidade foi palco das atividades desenvolvidas pelo Programa “Expedição IF SULDEMINAS” do Instituto Federal de Minas Gerais. A vereadora Priscila Paulino vem desde o início do ano em contato com a pró-reitoria de extensão que fechou a parceria com o apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação e também a de Assistência Social.
Ao decorrer da semana foram realizadas diversas atividades, tendo à frente os alunos e professores do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas, Machado, Três Corações e também servidores da Reitoria de Pouso Alegre.
As oficinas e palestras contaram com a presença dos grupos de convivência do CREAS, alunos das escolas Municipais, Estaduais, Asilo, Lar Alan Kardec, além de toda comunidade monte-santense.
Monte Santo em ação foi o projeto coordenado pelas servidoras Thaís Carvalhaes e Mayra Carvalho, ambas da Reitoria de Pouso Alegre. As ações foram diversificadas: horta medicinal, palestra sobre cultura, oficina de contação de história, palestra de empreendedorismo, 3 Rs, entre outras.
A participação da população foi muito importante. Mayra uma das coordenadoras expressou sua satisfação de participar do projeto em nossa cidade: “Recém chegados em Monte Santo de Minas, meio com medo e com muita preocupação pelo que viria e mal sabia eu o quanto seria bom fazer novos amigos, esquecer dos próprios problemas para dar atenção aos do próximo, ver o quanto um gesto simples pode mudar o dia de alguém, tantos sorrisos dados, abraços recebidos, muito trabalho, cansaço, poucas horas para dormir, mas valeu muito a pena! Obrigada a todos que fizeram parte dessa semana, será inesquecível e já estou com saudades!”
Outro participante, Matheus Caixeta, aluno do Campus de Machado registrou: “Gostaria de começar agradecendo ao IFSULDEMINAS pelo suporte e pelas oportunidades que oferece aos seus alunos, agradecer também a todos os envolvidos da prefeitura de Monte Santo de Minas, pelo carinho e atenção com cada um de nós. Priscila você é sensacional! Nós agradecemos o carinho”
Ao finalizar Mayra Carvalho, participante do Projeto, prestou um esclarecedor depoimento: “Chegamos em Monte Santo de Minas um pouco inseguros e preocupados com a reação e a adesão da população à nossa chegada e às atividades que realizaríamos na cidade, mas estávamos muito animados e logo no hotel fomos muito bem recebidos pelos funcionários e pela vereadora Priscila Paulino, que foi quem “buscou” nossa ida à cidade e pela funcionária da prefeitura, Valéria Castro. Fomos convidados para a festa da Igreja matriz, onde também fomos bem recebidos pela população e divulgamos nossas atividades. Na segunda-feira, dia 09/07, realizamos nossa primeira ação, uma gincana no Jardim Velho, com a presença de crianças das escolas da cidade e fomos visitados pela Toninha, secretária de educação, e pelo prefeito, Paulo Gornati. A presença deles foi importante para sentirmos o apoio da prefeitura ao projeto. Ao longo da semana realizamos diversas atividades na cidade de Monte Santo de Minas e no distrito de Milagre. Interagimos com bebês, crianças, adolescentes, adultos e idosos, abordamos vários assuntos em palestras, como drogas, meio-ambiente, empoderamento feminino, estudos, educação, cultura e empreendedorismo, além da realização de oficinas de contação de histórias, fantoches, horta orgânica e inclusão digital, fizemos também atividades recreativas como exibições do filme “O touro Ferdinando” e a oficina de pintura e forró no asilo São Vicente de Paula. Em todos os lugares que realizamos as atividades, fomos muito bem recebidos pelas pessoas, fomos surpreendidos pela simpatia, empenho, boa vontade, interesse e acolhida que todos demonstraram ao longo da semana. Toda a apreensão que tivemos no início foi substituída por um enorme carinho por todos que tivemos a oportunidade de entrar em contato. Foi uma experiência incrível e inesquecível, gostaríamos de agradecer a todos que participaram dessa semana conosco e esperamos voltar em outras oportunidades!”
A vereadora Priscila Paulino ao comentar sobre a importância do Projeto Expedição para o município, disse que “foi um diferencial para toda a nossa comunidade: alunos, crianças, adultos, enfim, para a nossa população de modo geral, pois todos tiveram a oportunidade de participar das diversas ações desenvolvidas pelo pessoal do Projeto Expedição em Monte Santo de Minas e no distrito de Milagre”, comemorou ao encerrar.