Projeto “Donas do Café” impulsiona linha de cafés especiais

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A experiência do café, de ponta a ponta, pelo olhar das mulheres foi debatida em live realizada no mês de julho

Live “Donas do Café” coloca em evidência a produção de cafés especiais

As experiências e o potencial do mercado de cafés especiais, por meio do projeto “Donas do Café”, foram debatidos durante a live “Projeto Donas do Café – a experiência do café, de ponta a ponta, pelo olhar das mulheres”, realizada no mês de julho, com a participação de cafeicultoras que atuam em diferentes etapas do processo.
 
De acordo com Carmen Lúcia Chaves de Brito, produtora de café e proprietária das fazendas Caxambu & Aracaçu, em Três Pontas (MG), a tomada de decisão representou uma transformação em todo processo. “Há 13 anos começamos a construir juntos onde queríamos chegar. Somos um grupo de 40 pessoas na fazenda e todos precisam olhar juntos, precisamos de atenção e muito foco. Neste período, estamos aprendendo em conjunto como produzir cafés especiais, definindo o papel de cada um no processo e entendendo a importância da produção e do processamento. Produzir cafés especiais e trabalhar com pessoas especiais nos coloca diante de uma nova filosofia de trabalho. Não tenho dúvidas de que trabalhamos com mais valor agregado e fazemos uma cafeicultura mais virtuosa”, diz Carmen Lúcia.
 
A neurocientista Fabiana Carvalho, da Unicamp e pesquisadora do projeto The Coffee Sensorium, reforça que a qualidade do café possui o lado técnico dos profissionais de desgustação e avaliadores, mas que é importante conhecer o perfil do consumidor final que tem uma relação de percepção diferente. “São nichos de consumo, onde existe uma qualidade percebida de forma sensorial. A decisão de compra também passa por uma marca confiável, pela estética da embalagem, pela autenticidade. Os consumidores buscam alimentos autênticos, orgânicos, com selos que agregam valor”, comenta Fabiana.
 
A busca por esse diferencial no mercado foi observada por Evelyse Silva Lopes, gerente de mercado externo da Cooxupé, em Santos, que relatou a experiência envolvendo a produção de linhas específicas com cafés produzidos por fazendas administradas por mulheres. “Atualmente, exportamos para mais de 40 países, nos cinco continentes. Em 2018, vendemos 14 contêineres de café produzido somente por mulheres e a Starbucks lançou um produto promocional chamado Single Origin Brazil Minas Gerais. A experiência deu tão certo que, em agosto de 2020, encaminharemos mais 15 contêineres para a reedição da linha, que será distribuída pela Nestlé no mercado dos Estados Unidos. Após essa experiência, um outro cliente canadense firmou uma parceria com a Cooxupé para montar uma linha de café sustentável. Esses clientes pagam um prêmio a essas produtoras, não porque são mulheres, mas porque elas entenderam e implementaram melhores práticas parar produzir um café de qualidade”, afirma Evelyse.
 
A gerente comercial da SMC (Specialty Coffees), Maria Dirceia Mendes, ressalta que é importante mostrar as mulheres à frente da produção do café e como elas estão cada vez mais engajadas com as melhores práticas de qualidade. “O mercado de café especial é exigente, demanda qualidade, consistência na produção e que o produtor tenha medidas socioambientais na propriedade. É mais do que um produto de qualidade, o café especial vende o que está por detrás dele”, declara Maria Dirceia.
 
Sobre a presença feminina no mundo do café, a empresa RGC COFFEE INC complementa que “é somente através de iniciativas de empoderamento das mulheres que podemos realmente começar a entender e desbloquear as infinitas possibilidades que a igualdade de gênero concede. Todos nós precisamos capacitar as mulheres em toda a cadeia de suprimentos de café, porque ao apoiá-las, você está elevando uma comunidade inteira”.
 
Os interessados podem assistir ou rever o vídeo “Projeto Donas do Café – a experiência do café, de ponta a ponta, pelo olhar das mulheres” no Youtube por meio do link: https://www.youtube.com/watch?v=BksM4gerjqQ&feature=youtu.be .
 
Produção de Qualidade
 
De acordo com o presidente da Cooxupé, Carlos Augusto Rodrigues de Melo, o projeto “Donas do Café” tem o objetivo de trazer informações e capacitação visando melhorias nos processos produtivos. “Este trabalho que estamos iniciando neste ano tem o propósito de trazer informações e capacitação que geram melhorias nos processos produtivos e ampliam os negócios. Quando falamos de café, estamos falando também da união que ele nos proporciona, mesmo em épocas difíceis. Que o ‘Donas do Café’ possa conectar todas produtoras e que o café especial traga muitas oportunidades”, diz Melo.
Premiação do Programa Especialíssimo 2020 será em outubro
 
A premiação do Especialíssimo 2020 da Cooxupé, programa de qualidade para cafés especiais que existe na cooperativa desde 2016, está prevista para acontecer no dia 24 de outubro de 2020, em local a ser definido.
 
A Cooxupé já iniciou o recebimento de cafés dos cooperados que apresentem um índice acima de 83 pontos para concorrer a uma premiação em dinheiro, além de ter a chance de integrar o blend do Café Safra Especial 2020, que terá uma edição limitada e especial produzida pela Torrefação Cooxupé.
 
No total, serão 50 lotes selecionados (35 de Natural e 15 de Cereja Descascado), representando uma premiação geral de R$ 229 mil.  Na edição deste ano uma das novidades é que o valor do prêmio entre o 11º e 50º classificado passou de R$ 2.000,00 para R$ 3.000,00.

Para participar o café deve estar depositado na Cooxupé ou na SMC até o dia 19 de setembro deste ano; estar com o CAR atualizado e ter fidelidade mínima de 75% na cooperativa. Boas práticas de produção e participação no questionário de sustentabilidade também são consideradas. Outros critérios exclusivos do programa são que o produtor deve ser cooperado e não ser colaborador da cooperativa.

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