Guaranésia:- O Projeto “Curta o Cinema” que objetiva atrair público para o Centro Cultural Professora Fernandina Tavares Paes e resgatar o gosto pelo cinema, tem alcançado um considerável êxito, com a exibição de filmes que denotam a cultura regional e também homenageia entusiastas do cinema locais.
No sábado (23) foi apresentando o filme “Os Assassinos” rodado em Guaranésia em 1987, sendo totalmente gravado em VHS e produzido (autoria, roteiro, direção, filmagem, fotografia, som direto, etc) por pessoas da cidade, a grande maioria ainda amadora na sétima arte. Durante a apresentação foi feita uma homenagem aos 30 anos do filme e aos seus idealizadores.
Em continuidade ao Projeto, foi dado início ao Festival Mazzaropi, onde serão exibidos 08 títulos do eterno “Jeca” , disponibilizados através do Museu Mazzaropi que cedeu os direitos de exibição dos longas, em parceria com a Prefeitura de Guaranésia .
Além da formação de público para o cinema, Projeto tem ainda o objetivo de remorar a memória afetiva dos expectadores, além de ofertar opções de lazer saudável para todas as idades, já que os filmes são livres e com entrada franqueada.
Segundo o Museu Mazzaropi, “parcerias como a realizada com a Prefeitura de Guaranésia, através projeto intitulado “Curta o Cinema – Festival Mazzaropi”, possibilita o constante processo de resgate e valorização das obras e memória do nosso querido Jeca”.
Os filmes são exibidos sempre a partir das 19h00 no Centro Cultural Professora Fernandina Tavares Paes, com entrada franca.
Parceria
Numa parceria com a Associação Sementes do Amanhã foi montada uma cantina no café do Centro Cultural, onde são comercializados a preços populares pipoca, amendoim, refrigerantes, sendo ainda solicitado a doação de um litro de óleo a título de ingresso (não obrigatório), sendo revertidos nas ações sociais da entidade.
Repercussão
Dada a repercussão positiva do projeto, já está sendo agendado o Festival “Curta o Nosso Cinema” com exibições de longas locais como “Os Assassinos”, “A Guerra das Batatas”, “Filho Pródigo”, “O Perdão” e “Manchas de Sangue”. Possivelmente este festival deve acontecer em novembro.
Para o prefeito Laércio Cintra Nogueira e para o Secretário de Cultura, Esporte e Turismo Paulo Marcos Teixeira, estas iniciativas veem preencher uma lacuna de mais de uma década, quando o Centro Cultural esteve fechado e por conta disto, muito deixou de ser realizado e exibido à população.
“Temos um firme propósito de abrir espaço para a exposição e manifestação da cultura num todo. Estamos trabalhando para a formação de público e para aos pouco e com eventos cada vez mais plurais, culturalmente falando, dar vida própria ao nosso Centro Cultural. Nossa história pode ser revivida através destes filmes e com louvor demos vazão a este projeto que de forma muito simples, atinge vários objetivos” – disse o prefeito Laércio.
ASCOM Prefeitura de Guaranésia A Cidade da gente