Safra mundial será composta de 98,6 milhões de sacas da espécie de Coffea arabica e 72,7 milhões de sacas de Coffea canephora
Por Redação
A produção mundial de café estimada para o ano-cafeeiro de outubro de 2022 a setembro de 2023, atingiu um volume físico total de 171,3 milhões de sacas de 60 quilos. Desde já, performance que representa uma ligeira recuperação de 1,7%, na comparação com os mesmos 12 meses do período anterior. Desse volume total da safra mundial, pois, 98,6 milhões de sacas, que correspondem a 57,5%, são da espécie de Coffea arábica. E, adicionalmente, 72,7 milhões de sacas (42,5%) da espécie de Coffea canephora (robusta+conilon).
Produção mundial de café
Assim, neste mesmo contexto, verifica-se que o consumo global de café, no acumulado de 12 meses, especificamente no ano-cafeeiro anterior de 2021-2022, que somou 175,6 milhões de sacas, registrará um ligeiro acréscimo de 1,6%, no ano ano-cafeeiro atual. Haja vista que as estimativas indicam que o consumo atual totalizará o equivalente a 178,5 milhões de sacas de 60kg.
Possível déficit
Dessa forma, caso tais números de fato se efetivem, o mercado mundial de café deverá passar por mais um ano previsto de déficit. Afinal, o consumo global deverá suplantar a produção em torno de 7,2 milhões de sacas.
Acima de tudo, convém esclarecer que tal estudo tem como base e fonte principal de consulta o Relatório sobre o mercado de Café – outubro 2023, da Organização Internacional do Café (OIC). Em suma, que está disponível na íntegra no Observatório do Café do Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café.
Extraído do hub do café