Cooxupé e SMC apresentam os melhores lotes de cafés especiais colhidos na safra deste ano; Hub do Café fará transmissão ao vivo da cerimônia
Por Redação
A Cooxupé e a SMC Specialty Coffees revelam, nesta sexta-feira, dia 03 de novembro, a partir das 19h30, quais são e de onde vêm os 50 melhores lotes de cafés especiais colhidos em 2023. De antemão, nas áreas de atuação da cooperativa cafeeira: Sul e Cerrado de Minas Gerais, média mogiana do estado de São Paulo e Matas de Minas. Em primeiro lugar, a revelação e a premiação vêm do Especialíssimo. Nesse sentido, é o programa da Cooxupé e da SMC que premia as famílias cooperadas que produziram os 50 lotes considerados os melhores da colheita deste ano.
Avaliação
Desde já, todos os lotes selecionados passaram por avaliação de um time composto por 12 Q-graders. São profissionais licenciados, pois, que possuem vasto conhecimento em classificação e degustação de cafés. Quem liderou a equipe foi Flávio Borém, head judge do Especialíssimo. Antes de mais nada, Borém é docente da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e pesquisador especialista em cafés especiais.
Escolha dos 50 lotes
Ademais, a Cooxupé e a SMC explicam que o ranking é feito de acordo com as notas de cada café. Seguindo, assim, o protocolo SCA (Associação de Cafés Especiais – Global). Dessa forma, a nota é uma representação dos atributos técnicos e sensoriais.
Ou seja, características como o nível de doçura, o tipo de acidez e o tempo de permanência dos sabores na boca. Em conclusão, são todas de suma importância para a classificação de um café especial. Neste sentido, todo detalhe importa e foi levado em consideração no momento da avaliação.
Premiação
Por fim, você pode acompanhar a cerimônia de premiação do Especialíssimo 2023 aqui, pelo Hub do Café. A transmissão acontece ao vivo, a partir das 19h30. Fique ligado!
Extraído do hub do café