Curso de Educação Musical para 80 alunos é realizado diariamente pelo Projeto MusicArce, na Casa da Cultura, que também abriga a sede administrativa da Associação Comercial e Empresarial de Arceburgo.
Arceburgo:- A cidade de Arceburgo através do Projeto MusicArce vem construindo um aprendizado de grande importância para o desenvolvimento cultural do indivíduo: a musicalização.
Com aulas oferecidas gratuitamente para 80 arceburguenses de todas as idades, as lições compreendem diferentes estilos e instrumentos musicais: flauta doce, viola caipira, percussão, teclado, bateria, violão, contrabaixo, saxofone, trompete, trombone, clarinete, percepção musical, leitura musical e prática de conjunto.
As aulas são ministradas de segunda a sexta-feira e excepcionalmente aos sábados ocorrem ensaios gerais. O curso possui expedientes diversificados com horário contrário ao do ensino escolar regular.
O projeto conta com a coordenação dos professores Rodrigo Morigi, Suzana Bevilacqua, Tales Carosia e Rafael Carosia. O Projeto MusiArce tem atendido vários propósitos como a formação de hábitos, atitudes e comportamentos, auxílio na memorização de conteúdos e autoestima.
Além desses objetivos gerais, a iniciativa proporciona ainda, um clima de amizade, valores e aceitação com o colega, desenvolvimento, concentração e socialização.
“Além do benefício importante do aprendizado musical, o MusiArce também cumpre uma alternativa de ocupação social”, garante Rosangela Claret Peres, titular da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, da qual o projeto é vinculado.
O Projeto também aprimora talentos e vocações musicais. É que além das muitas atribuições e alternativas positivas, o Projeto também oportuniza a apresentação dos alunos nos eventos e festividades do município. “É uma satisfação ver que o projeto vem dando certo e é visto com respeito pela população”, comentou o Prefeito Gilson Mello.
As aulas são realizadas na Casa da Cultura, que também tem cumprido uma função social abrigando a Associação Comercial e Empresarial do município e a possibilidade de muitos cursos dessa entidade, no local. No dia do registro das fotos um curso de gestão empresarial estava sendo oferecido pelo Sebrae às artesãs locais.