Prefeitura confirma segundo macaco encontrado morto em intervalo de um mês, em Varginha, MG

12
0
COMPARTILHAR

Primeiro animal foi localizado em maio no bairro Campos Elíseos. Segundo primata foi localizado na quarta-feira (26) no Jardim Áurea. Amostras serão investigadas pela Funed.

Prefeitura confirma segundo macaco encontrado morto em intervalo de um mês, em Varginha, MG — Foto: Reprodução EPTV

A Secretaria Municipal de Saúde de Varginha informou nesta quinta-feira (27) que um macaco morto foi encontrado na quarta-feira (26) no bairro Jardim Áurea. Este é o segundo primata localizado na cidade no intervalo de um mês. Desde o primeiro caso, a prefeitura tem monitorado o cartão de vacina dos moradores.

As informações são do setor de epidemiologia. O primata foi recolhido e amostras foram coletadas para investigação de febre amarela. Os materiais serão enviados para análise na Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte.

Conforme a nota divulgada pela secretaria, essa é uma atividade de rotina para a vigilância da febre amarela, já que os primatas não transmitem a doença. A única forma eficaz de prevenção é a vacina, que está disponível em todas as salas de imunização do município.

Ainda de acordo com a secretaria de Saúde, ainda não foram divulgados os resultados dos exames do primata anteriormente encontrado na cidade, cujo material foi enviado para análise da Funed no dia 29 de maio.

Monitoramento
A Prefeitura de Varginha monitora a febre amarela após um macaco ter sido encontrado morto no bairro Campos Elíseos em maio. As informações foram divulgadas no dia 24 de junho pelo município.

O corpo do animal foi recolhido e congelado. Dias depois, o material dele foi coletado e as amostras foram armazenadas em um botijão de nitrogênio. Partes dos fragmentos foram encaminhados para a Fundação Ezequiel Dias, a Funed, em Belo Horizonte. Ainda não há, segundo a prefeitura, uma data para que o resultado seja enviado.

Para monitorar a doença, profissionais de unidades básicas de saúde checam se moradores de bairros próximos ao local onde o animal foi encontrado já foram vacinados contra a febre amarela.

As visitas são domiciliares e serão analisados pelo menos 75 cartões de vacinas. Quem não tomou ou está com o cartão em atraso, vai receber a vacina agora.

Febre amarela
A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, que pode levar à morte em cerca de uma semana, caso não seja tratada rapidamente.

A doença pode ser transmitida de duas formas: na silvestre, os macacos são considerados os principais hospedeiros e são vítimas da doença como o ser humano. Na urbana, o vírus é transmitido por mosquitos Aedes aegypti, o mesmo da dengue para humanos. A doença não é contagiosa.

Quem deve se vacinar?

O Estado de Minas Gerais em sua totalidade é Área com Recomendação de Vacina (ACRV) contra Febre Amarela desde o ano de 2008. A vacina é indicada conforme recomendações do Programa Nacional de Imunizações (PNI) para:

Crianças, ao completarem 9 meses de vida, devem receber 1 (uma) dose;
Crianças, ao completarem 4 anos de idade, devem receber 1 (uma) dose de reforço;
Pessoas de 5 a 59 anos de idade, não vacinadas ou sem comprovante de vacinação, devem receber 1 (uma) dose;
Pessoas que receberam apenas 1 (uma) dose da vacina antes de completarem 5 anos de idade devem receber 1 (uma) dose de reforço.
Pessoas com 60 anos e mais, o serviço de saúde deverá avaliar a pertinência da vacinação.

PrefeituraVarginha #MacacoMorto #FebreAmarela #Funed #MonitoramentoFebreAmarela #VacinaçãoFebreAmarela

Por: g1.globo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Campo obrigatório