Inauguração da revitalização do prédio do Ambulatório Municipal “Dr. Miguel Abrão da Silva”, o tão conhecido Ambulatório de especialidades médicas
Monte Santo:- Na tarde de sexta-feira, 7 de maio, o prefeito Carlos Eduardo Donnabella (Caburé) inaugurou a revitalização do prédio do Ambulatório Municipal “Dr. Miguel Abrão da Silva”, cujo Ambulatório foi inaugurado na gestão do prefeito Carlos Alberto Paulino da Costa, na década de 80, e foi um grande feito para atender as demandas da saúde pública no município.
É válido salientar, que nos anais da história, este prédio também já sediou o antigo Clube Operária, onde foram promovidos diversos bailes de agradável recordação da população monte-santense. Passando a ser posteriormente, destinado aos serviços de saúde.
As obras de revitalização do prédio teve início no mês de setembro de 2020, final da administração do ex-prefeito Paulo Gornati. Desde então o prédio passou por diversas modificações e reformas, sendo elas: modernização, ampliação do número de salas, adequação de todo o projeto para as normas da ANVISA e acessibilidade.
No ato inaugural, que teve como mestre de cerimônia Bruno Tripoloni Balista, o prefeito Caburé ao fazer uso da palavra falou sobre o excelente trabalho médico desempenhado pelo Dr. Miguel Abrão à municipalidade, destacando a sua atuação junto as famílias mais necessitadas. Em nome da família do homenageado falou sua filha, Heloisa Paulino da Silva, que agradeceu, emocionada, a homenagem que foi prestada ao seu genitor. A indicação para nomear o Ambulatório com o nome do Dr. Miguel Abrão, foi do ex-vereador Paulo Rubens Coelho Donnabella durante a gestão 2017/2020 do legislativo monte-santense.
Além do prefeito Caburé e da 1ª Dama Dona Cidinha, também participaram o vice-prefeito Lucimar Ferreira de Moraes (Bala Moraes) e a 2ª Dama Dona Rosa, a Secretária Municipal de Saúde Aline Maria da Silva Fernandes, o ex-prefeito Carlos Alberto Paulino da Costa, os vereadores Hugo Zotti Rocha, Priscila Maria Paulino Costa, João do Kinca, Paulo Sérgio Naves (Paulinho Picolé) e Thieskin. Compareceram também todos os Secretários Municipais, familiares do homenageado e convidados.
Homenageado
Doutor Miguel Abrão da Silva, nasceu em Monte Santo de Minas em 30 de junho de 1922 e faleceu nesta cidade em 18 de dezembro de 2017.
Casou-se com Maria Vilma Paulino da Silva, onde permaneceram casados por 64 anos. Desta união, vieram os filhos: Eneida Aparecida Paulino da Silva, Engenheira Civil, nascida em Santo Antônio da Alegria, em 30 de junho de 1955. Heloisa Paulino da Silva, Bancária Aposentada, nascida em Monte Santo de Minas em 29 de setembro de 1958. Miguel Abrão da Silva Filho, Médico, nascido em Monte Santo de Minas em 23 de maio de 1963. É casado com Márcia Regina Bregagnoli. João Vicente Abrão da Silva, bancário, nascido em Monte Santo de Minas em 17 de janeiro de 1979.
Doutor Miguel Abrão, estudou Medicina na Universidade Federal Fluminense no Rio de Janeiro, se formando em 1948. Fez residência em São Paulo (clínico geral), até 1951.
Residiu e trabalhou em Santo Antônio da Alegria (SP) por 6 anos. Veio para Monte Santo em 1957 onde trabalhou até 2005.
Em Monte Santo de Minas, prestou seus serviços Médicos na Santa Casa de Misericórdia de Monte Santo de Minas, no Pronto Socorro Municipal e também em seu Consultório particular, instalado em sua casa. Sempre foi um homem que dedicou inerentes serviços voluntários a comunidade.
Sempre muito solícito, ajudando as pessoas. Realizava atendimentos em seu consultório particular as pessoas menos favorecidas e não as cobrava qualquer centavo.
Sempre muito pronto para servir a medicina, Doutor Miguel era chamado a qualquer tempo do dia ou da noite para atender as demandas da Santa Casa e do Pronto Socorro.
Realizou inúmeros partos e atendimentos na Zona Rural de nossa cidade.
Era uma pessoa muito culta. Se dedicava muito a leitura. Deixou uma biblioteca vasta. Não tinha vida social.
Era muito reservado. Era muito elogiado por ser um bom médico. Sempre muito preocupado com os pacientes, exigia muito dos serviços de enfermagem.
Foi um bom Pai, um ótimo avô. Uma pessoa de poucos amigos. Era católico. Frequentou a Igreja por muito tempo e nos últimos anos, acompanhava as missas pela televisão e fazia a reza diária do terço. Gostava muito de ir a sua fazenda. Sempre que lhe sobrava um tempo, ele se deslocava para lá. Gostava muito da prática da pesca esportiva.
Foi Prefeito Municipal desta cidade, sem remuneração, no pleito de 1960 à 1964. Nesta época, se empenhou para trazer a canalização da rede de água na cidade, a ampliação do Prédio da Santa Casa de Misericórdia e também a doação dos terrenos do Bairro São Miguel.
Neste período, dividiu-se entre a medicina e a Prefeitura. Ao Doutor Miguel Abrão da Silva, nosso reconhecimento e gratidão pelos inerentes serviços prestados ao povo desta municipalidade.
Fonte e fotos: Site da Prefeitura de Monte Santo de Minas