Na segunda-feira, 13 de novembro, o 3º Sagto. PM Baltazar de Souza Neves, no final da sessão ordinária do legislativo monte-santense foi anunciado pelo presidente da Casa Legislativa, vereador Paulo de Castro (Thieskin) para falar sobre a apresentação do Portfólio Institucional da Patrulha Rural da PM no município. Presente também a esta apresentação estava o 2º Sagto. PM Vitor Gonçalves, ambos lotados na Polícia Militar de Monte Santo de Minas.
Em sua apresentação o 3º Sagto. Baltazar explicou que a Patrulha Rural é uma guarnição PM, em veículo de quatro rodas, integrada por 02(dois) ou 03(três) policiais militares, atuando com armamento e equipamento adequados para pronta resposta. O policiamento em zona rural é uma atividade sistemática, de preservação da Ordem Pública, executada no meio rural, com o suporte de veículos apropriados, objetivando prevenir e reprimir delitos em fazendas, sítios, condomínios e cooperativas, dentre outros locais.
A Patrulha Rural tem como objetivo a aproximação com a comunidade agrícola/rural, para aperfeiçoar o policiamento ostensivo contra a prática de crimes contra a vida, patrimônio e roubo a caixas eletrônicos na região, além de apoiar o policiamento ordinário na sede dos municípios.
Sgto. PM Baltazar disse que a Patrulha Rural foi criada para ajudar e maximizar a ajuda às famílias moradoras na zona rural, principalmente em Monte Santo de Minas que tem uma extensão gigante em sua zona rural, com aproximadamente entre 800 a 1.000 propriedades rurais, com estradas rurais difícil de se mensurar.
Também disse que ele e outros colegas da PM de Monte Santo estiveram em Poços de Caldas, onde participaram de um curso para poder potencilizar seus trabalhos. Salientou, que o agro negócio atualmente é resposável, aproximadamente, de 20% a 30% do PIB Nacional, e que aqui no município tem grandes produtores rurais, mas que também tem os pequenos produtores que dependem da renda para suas famílias e, que por isso, é preciso que a PM se aproxime dessas famílias para poder levar para elas uma segurança maior.
Sagto. Baltazar finalizou dizendo, que tanto ele como toda a guarnição da PM de Monte Santo se coloca à disposição de toda a comunidade rural.