Data de inscrições para as vagas remanescentes também foi alterada e será a partir de 27/1
A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais anunciou,
nesta quinta-feira (12/1), a prorrogação do período de matrículas dos
estudantes que se cadastraram para uma vaga na rede pública de ensino em 2023.
O prazo, que terminaria nesta sexta-feira (13/1), agora passou para a
próxima quarta-feira (18/1).
Com isso, os pais e/ou responsáveis ou jovens
maiores de 18 anos ganharam mais alguns dias para comparecer à escola para a
qual o estudante foi encaminhado e efetivar a matrícula. As alterações no
cronograma constam na Resolução SEE nº 4.814/2023, a ser publicada no Diário Oficial de Minas Gerais de
13/1.
Os inscritos no Sistema Único de Cadastro e
Encaminhamento para Matrícula (Sucem) podem consultar a escola para a qual o
estudante foi encaminhado acessando o site cadastroescolar.educacao.mg.gov.br.
O encaminhamento dos alunos inscritos no
Sucem foi realizado de acordo com a disponibilidade de vagas por turno, o
espaço físico de cada escola, o tipo de atendimento prestado e o nível de
ensino oferecido, sempre respeitando os critérios de alocação e desempate na
seguinte ordem de prioridade: I – aluno com deficiência; II – zoneamento; III –
zona; IV – aluno com irmãos que frequentam a escola pretendida, respeitando-se
o zoneamento; V – aluno já integrante da rede pública de ensino e VI – aluno
com menor idade.
Documentação
Para a efetivação da matrícula, os
pais/responsáveis ou o próprio aluno, quando maior de idade, deverão apresentar
a seguinte documentação:
– Documento de Identidade ou, na sua ausência,
Certidão de Nascimento/Casamento do aluno, original e cópia;
– CPF do aluno, original e cópia, sendo
obrigatória a apresentação se for maior de idade e facultava se menor de idade;
– Comprovante de residência, original e cópia,
no nome de um dos pais/responsáveis ou do aluno, quando maior de idade;
– Histórico Escolar ou Declaração de
Transferência, com indicação do ano de escolaridade que o aluno está habilitado
a cursar em 2023, ficando o documento original na escola;
– Histórico Escolar ou Declaração de Conclusão
do Ensino Médio ou Parecer da Secretaria de Estado de Educação e publicação de
Equivalência de Estudos, concluídos no exterior, ao ensino médio brasileiro,
para o candidato/aluno que for ingressar no curso técnico na forma
subsequente;
– Histórico Escolar ou Declaração de
Escolaridade, comprovando matrícula no ensino médio, para o aluno que for
ingressar no curso técnico na forma concomitante;
– Para o aluno menor de idade é necessária, ainda,
a apresentação de documento de identidade e do CPF, originais e cópias, de um
dos pais/responsáveis.
Vagas remanescentes
Com a prorrogação do período de matrícula, o
prazo para inscrição nas vagas remanescentes também foi alterado. Agora, o
candidato que não fez o cadastro no Sucem dentro do prazo estabelecido
deverá aguardar o período de vagas remanescentes, a partir do dia 27/1.
Foto: Escola Estadual Américo de Paiva / Rede social