De acordo com a pesquisa Expectativa de Vendas Black Friday 2023, realizada pelo Núcleo de Pesquisa e Inteligência da Fecomércio MG, 37,3% dos comerciantes mineiros farão ações para estimular as vendas na Black Friday deste ano que acontece no próximo dia 24, última sexta-feira do mês. Em 2022, 36,3% das empresas aderiram à Black Friday. Esse ano, entre os empresários do comércio de Minas, 90,6% dizem conhecer a data comercial.
As ações para incentivar as vendas ocorrerão em 37,1% das lojas físicas e em 21,9% das lojas online, para aquelas que vendem pela internet. Conforme 24,0% das empresas que farão ações promocionais, os descontos na data serão acima de 45%. Descontos e propagandas dos produtos serão as estratégias mais utilizadas pelos comerciantes.
A expectativa de cerca de metade das empresas que aderem à Black Friday é de que haja aumento no volume de vendas de até 20%. Neste ano, apenas 8,0% das empresas que investem na Black Friday contam com aumento das vendas acima de 50%. Em 2022, 61,7% das empresas que aderiram às promoções aumentaram as vendas em até 20%.
Para a Black Friday 2023, 39,3% dos comerciantes se mostram entusiasmados afirmando que nada poderá atrapalhar o bom desempenho das vendas. A crise econômica e o baixo fluxo do comércio são indicados por 20,7% como fatores que podem prejudicar as vendas seguidos por outros motivos como cautela e endividamento do consumidor, desemprego e falta de dinheiro. A dificuldade de fazer investimento na Black Friday é mencionada por 10% como motivo para um desempenho fraco de vendas na data.
Metodologia
A pesquisa Expectativa de Vendas Black Friday 2023 aplicou questionários (survey) por telefone para uma amostra proporcional aos segmentos do comércio varejista do estado de Minas Gerais. As lojas foram selecionadas com base no cadastro da área de Estudos Econômicos do Sistema Fecomércio MG. A pesquisa foi realizada entre os dias 17 a 25 de outubro de 2023. Foram avaliadas 414 empresas, sendo pelo menos 39 em cada região de planejamento (Alto Paranaíba, Central, Centro-Oeste, Jequitinhonha-Mucuri, Zona da Mata, Noroeste, Norte, Rio Doce, Sul de Minas e Triângulo). A amostra avaliada perfaz uma margem de erro da ordem de 5,0%, a um intervalo de confiança de 95%.
Olhar Econômico, por Gabriela Martins, Economista da Fecomércio MG
A Black Friday, data originária dos Estados Unidos, vem sendo amplamente adotada em todo o mundo. Tradicionalmente, a data é comemorada na última sexta feira do mês de novembro e é muito aguardada pelos consumidores que esperam este período para fazerem compras de produtos e serviços, tanto em lojas físicas quanto online, com descontos promissores.
Dessa forma, a Black Friday se tornou um evento importante para o comércio varejista brasileiro, proporcionando benefícios tanto para os varejistas quanto para os consumidores. Este é um período que, aliado a uma boa estratégia de vendas, permite um aumento de receita e estimula o consumo. Desta forma, os empresários podem utilizar da data para renovar seus estoques e fidelizar seus clientes.
Em Minas Gerais, 90,6% dos empresários afirmam conhecer a Black Friday, mas apenas 37,3% destes estabelecimentos irão adotar medidas para a data, apresentando um aumento em relação ao observado no ano passado. Em 2023, 49,3% das empresas que irão realizar ações no período esperam um aumento do volume de vendas em até 20,0%, enquanto para 8,0% deste público o crescimento nas vendas supera 50,0%.
Para 39,3% dos empresários nenhum fator será suficiente para atrapalhar as vendas no período o que, em conjunto com a maior participação dos empresários, reflete uma boa expectativa para as vendas. Outros fatores também afetam as vendas de maneira positiva, tais como a queda do desemprego, o aumento da renda disponível – visto, principalmente, a queda da inflação e as transferências de renda feitas pelo governo federal, além do Programa Desenrola Brasil.
Indo de encontro as boas expectativas, o período da Black Friday também enfrenta fatores que podem atrapalhar as vendas no período. Segundo 20,7% dos empresários entrevistados, o baixo fluxo no comércio é um dos principais entraves para a data. O endividamento do consumidor (15,7%), a falta de dinheiro dos consumidores (14,3%), a ausência de capital para investir (10,0%) e a descredibilidade da data (2,9%) se somam como pontos críticos
Apesar dos benefícios descritos anteriormente, a Black Friday pode causar também alguns efeitos negativos para o comércio varejista. Um dos efeitos que podem ser gerados é a alteração do padrão de consumo. Muitos consumidores deixam de realizar suas compras durante todo o mês de novembro com o intuito de suprir suas demandas na última sexta feira do mês e aproveitarem os descontos da data. Ainda, por haver proximidade com o Natal, alguns consumidores antecipam suas compras do final de ano “quebrando”, em partes, a demanda esperada em dezembro.
É importante que os varejistas estejam cientes desses desafios e trabalhem para minimizar seus impactos negativos, mantendo um equilíbrio entre os descontos e a sustentabilidade financeira e operacional de seus negócios. Para maximizar as vendas, os empresários precisam se atentar não apenas aos descontos, mas também as propagandas, ao atendimento diferenciado e as facilidades de pagamento.
Sobre a Fecomércio MG
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais integra o Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac em Minas e Sindicatos Empresariais que tem como presidente o empresário Nadim Donato. A Fecomércio MG é a maior representante do setor terciário no estado, atuando em prol de mais de 740 mil empresas mineiras. Em conjunto com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), presidida por José Roberto Tadros, a Fecomércio MG atua junto às esferas pública e privada para defender os interesses do setor de Bens, Serviços e Turismo a fim de requisitar melhores condições tributárias, celebrar convenções coletivas de trabalho, disponibilizar benefícios visando o desenvolvimento do comércio no estado e muito mais.
Há 85 anos fortalecendo e defendendo o setor, beneficiando e transformando a vida dos cidadãos.
Fonte: Wagner Liberato, assessor de imprensa da Fecomércio MG