Nova massa de ar polar traz frio intenso e geadas em regiões do país

❄️ Massa de ar polar traz frio intenso e geadas ao Brasil Fenômeno climático atinge regiões produtoras e eleva riscos para lavouras de café, milho e cana Uma intensa massa de ar polar avança pelo Brasil nesta semana, provocando queda brusca de temperaturas, geadas e chuvas em diversas regiões do Sul e Sudeste. Especialistas alertam para impactos na produção agrícola, especialmente em áreas de milho safrinha, café e cana-de-açúcar. O fenômeno é potencializado por frentes frias e pela anomalia térmica do Oceano Atlântico. #FrioIntenso #Geadas2025 #ClimaBrasil #Cafeicultura #AgriculturaClimática #MassaDeArPolar #JFPNoticias #MonteSantodeMinas #Noticias #ChuvasNoSul

8
0
COMPARTILHAR

Semana será marcada pela chegada de uma extrema massa de ar polar sobre o Brasil. Ar frio vai provocar geadas e aumentar as chances de chuvas

Uma nova massa de ar polar vai avançar pelo Brasil nesta semana. De antemão, o ar frio intenso vai provocar o declínio acentuado das temperaturas em todo o Centro-Sul ao longo dos próximos dias. Desse modo, a massa polar de ar trará frio intenso e geadas generalizadas em várias regiões do país.

Primeiramente, o alerta agroclimático da Rural Clima prevê chuvas entre o norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Além disso, atinge o sul do Mato Grosso do Sul, São Paulo, sul de Minas Gerais e Rondônia.

Frio intenso e geadas

Segundo o agrometeorologista, Marco Antônio dos Santos, a nova massa de ar será de grande abrangência e intensidade a partir desta terça-feira (24). Desse modo, com a queda extrema de temperatura, existe a possibilidade de geada em áreas de milho safrinha (2ª safra), café e cana-de-açúcar. Além de afetar hortaliças, pastagens e demais culturas das regiões Sul e Sudeste.

“Há um alerta de geadas para o dia 24 (terça-feira) em várias regiões. No dia 25, a massa de ar polar avançará, aumentando a probabilidade de geada no Mato Grosso do Sul, Paraguai, São Paulo e sul de Minas Gerais. Consequentemente, fará muito frio nestes dias”, destaca Santos.

Causas das chuvas atípicas

Conforme o especialista, as chuvas atípicas nesta época do ano são causadas pela combinação de uma frente fria com a entrada de uma massa de ar polar. Além disso, impulsionada pelas temperaturas anormais do Oceano Atlântico. Todavia, a massa de ar polar empurra a umidade para as regiões centrais, intensificando os efeitos climáticos. “Os próximos 10 dias serão marcados por chuvas, muito frio, com geadas amplas que vão pegar áreas de milho safrinha, café e cana-de-açúcar, bem como, o final de semana será de chuvas abrangentes na região sul do país”, conclui.

#JFPNoticias #MonteSantodeMinas #Noticias #FrioIntenso #Geadas2025 #MassaDeArPolar #ClimaBrasil #AgriculturaClimática #Cafeicultura #ChuvasNoSul

Por: Hub do Café

Frio intenso e geadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Campo obrigatório