Notoriedade no mercado de especiais com Especialíssimo e Donas do Café

☕🌍 Cooxupé e SMC conquistam notoriedade no mercado de cafés especiais Programas como Especialíssimo e Donas do Café fortalecem a presença internacional da cooperativa, atraindo clientes de 18 países e consolidando a qualidade dos grãos produzidos pelas famílias cooperadas. Além de negócios, iniciativas sociais e participação em eventos mundiais reforçam a relevância da marca no setor. #CafeEspecial #Especialissimo #DonasDoCafe #Cooxupe #SMCSpecialtyCoffees #CafeNoExterior #MercadoInternacional #CafeDeQualidade #Cafeicultura #Cafe

8
0
COMPARTILHAR

Programas consolidam a importância da Cooxupé e da SMC Specialty Coffees na produção de grãos superiores para clientes do exterior

Durante o período da colheita, a SMC Specialty Coffees recebe clientes de diversos países interessados em conhecer de perto a origem dos cafés especiais que comercializam. E, ainda, em explorar novas oportunidades de negócios. Dessa forma, a cada ano, a empresa conquista ainda mais notoriedade no mercado de especiais, especialmente no cenário internacional.

Mercado de especiais

Até agosto de 2025, por exemplo, a SMC recebeu 120 visitantes. Foram 55 empresas de 18 países. Nesse período, pois, o setor de controle de qualidade organizou mais de 45 mesas de degustação. Possibilitando, assim, que clientes e potenciais compradores conhecessem a excelência do trabalho das famílias cooperadas na xícara.

Além disso, as visitas às propriedades proporcionaram uma conexão direta com as origens e a oportunidade de acompanhar todo o processo produtivo.

Alta qualidade

Antes de mais nada, o Especialíssimo mantém um crescimento sólido desde sua criação, em 2016. É por meio dele que a SMC identifica e valoriza os lotes de alta qualidade entregues pelos cooperados e cooperadas Cooxupé. Portanto, propiciando parcerias no nicho de especiais.

O programa vem ganhando cada vez mais visibilidade. Não apenas entre os produtores e produtoras, mas também junto ao mercado internacional.

“É nítido o interesse no Especialíssimo por parte dos nossos clientes. Em saber mais detalhes sobre o processo de originação, sobre quem produz e, claro, sobre a qualidade dos cafés”, afirma Priscila Castro, analista de Comunicação e Marketing da SMC.

“A busca por conteúdo é crescente, para que o consumidor final compreenda o que está por trás de cada café adquirido. Tanto o Especialíssimo quanto o Donas do Café têm sido destaque em materiais de divulgação elaborados pelas empresas que compram nossos cafés. Principalmente nos mercados asiáticos e europeus”, acrescenta.

Doações

Visita feita na APROMIP em Piumhi uma das entidades que receberam a doação feita pela SMC

Outra frente importante viabilizada pelo Especialíssimo, aliás, são as doações anuais realizadas pela SMC. Destinam os valores a instituições indicadas pelos 10 núcleos Cooxupé que mais tiveram lotes identificados dentro do programa.

Nesse sentido, parte dos resultados alcançados com cafés especiais retorna para quem mais precisa. Fortalecendo, de antemão, as comunidades de onde se originam esses lotes diferenciados.

Lista de beneficiados

A seguir, confira a lista de municípios e entidades beneficiadas:

Nova Resende: Lar São Vicente de Paulo
Campestre: Lar São Vicente de Paulo e Lar do Menor
Alpinópolis: APAE e Lar Escola Santo Antônio de Alpinópolis
Cabo Verde: APAE Cabo Verde e Lar Santo Antônio
Serra do Salitre: APAE Serra do Salitre
Monte Santo de Minas: Lar São Vicente de Paulo e Vila Allan Kardec
Rio Paranaíba: APAE Rio Paranaíba
Conceição da Aparecida: APAE de Conceição da Aparecida
Piumhi: APROMIP
Lambari: Hospital São Vicente de Paulo

Eventos mundiais

SMC na World of Coffee Genebra

Com foco na prospecção de novos clientes e na ampliação da visibilidade da marca e de seus programas em parceria com a Cooxupé, a SMC também marcou presença na World of Coffee Genebra.

Em associação com a BSCA (Associação Brasileira de Cafés Especiais), a empresa apresentou seus melhores cafés, amplamente elogiados pelo público. Ademais, participou de visitas técnicas. Além de integrar uma missão comercial exclusiva organizada pela IWCA (Aliança Internacional das Mulheres do Café), apresentando o blend Donas do Café.

#CafeEspecial #Especialissimo #DonasDoCafe #Cooxupe #SMCSpecialtyCoffees #CafeNoExterior #MercadoInternacional #CafeDeQualidade #Cafeicultura #Cafe

Por: Hub do Café

Cafés especiais Cooxupé

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Campo obrigatório