A palavra “união” permeou o discurso de todos os representantes do Poder Público presentes na audiência pública do último sábado (10), realizada pela Câmara Municipal de São Sebastião do Paraíso para tratar sobre a situação da Covid-19 na região. O tema principal foi o retorno à onda vermelha e a reabertura do comércio. Nesta segunda-feira (12), o governo estadual aprovou o avanço para a onda vermelha das microrregiões de São Sebastião do Paraíso e Guaxupé, entre outras, após avaliação de indicadores como taxa de incidência da doença e ocupação de leitos.
Participaram do encontro autoridades de São Sebastião do Paraíso, Cássia, Jacuí, Pratápolis, São José da Barra, São Tomás de Aquino, a assessoria do deputado estadual Antonio Carlos Arantes, além de cidadãos. O presidente da Câmara, Lisandro Monteiro (SD), considerou muito positiva a reunião, apesar do agendamento em um curto espaço de tempo. “Fui procurado por vários comerciantes e, na quinta-feira à tarde, pensei em unirmos forças. Em menos de 24 horas convidamos 22 municípios para a reunião – muitos não puderam vir por ter sido agendada de última hora. Mas estive em contato com vários vereadores e prefeitos, fizemos um grupo de presidentes da Câmara para continuar as conversas sobre esse e outros assuntos”, disse.
Ao final da reunião, todos os presentes assinaram ofício que será enviado ao governador de Minas Gerais Romeu Zema, ao secretário de estado de Saúde Fábio Vitor e aos deputados estaduais. Segundo o documento, o mais importante é a garantia da vida de todos, mas “o melhor caminho não é o fechamento do comércio e das atividades consideradas não essenciais, mas sim a conscientização, fiscalização e punição dos transgressores”.
Além de repudiar o desrespeito às regras de contenção do vírus da Covid-19, a Casa Legislativa paraisense ratifica o compromisso com aqueles que não podem trabalhar e perderam o seu sustento. “É preciso encontrar uma saída alternativa que garanta proteção à saúde dos munícipes, mas permita que as atividades que garantem o sustento de milhares de pessoas sejam levadas em conta, haja vista que garantir o ‘pão de cada dia’ na mesa das pessoas também é essencial”. O documento encerra com o compromisso de cada município se esforçar para punir, fiscalizar e garantir a todos acesso à saúde e proteção.
Fonte: Comunicação CM SSP comunicacaocamarassparaiso@gmail.com