Minasul na Expocafé: Feira supera expectativas

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A Expocafé foi a oportunidade de bons negócios para o cafeicultor que pesquisou bastante antes de se decidir o que levar para a casa.

A Expocafé superou esse ano a previsão em número de visitantes e no faturamento também. Ao todo, mais de 14 mil pessoas cruzaram os portões da Expocafé nos três dias do evento e R$ 220 milhões foram faturados em negócios entre visitantes e expositores.

Foram três dias intensos. De acordo com organizadores, a Expocafé 2018 superou as expectativas de público e de faturamento. Atrás de novidades, os produtores olhavam, observavam, conferiam e faziam perguntas. Queria saber o preço, como funcionava, o diferencial de uma máquina e outra, as condições de pagamento, as garantias. Era preciso ver bem de perto, percorrer toda a área, passar os olhos em todos os estandes e depois decidir o que levar para casa.

Esse produtor curioso, ávido por novidades e bons negócios, esteve também no estande da Minasul, onde os atendentes conversaram com cada um deles, procurando identificar suas necessidades e o que tinham por objetivo no momento.

O sistema barter, que aceita o café como moeda de pagamento, foi a modalidade de pagamento mais utilizada. Independente da alta ou queda nos preços do café, ou do dólar, o sistema permitiu assegurar a compra da qual os cafeicultores precisavam para o presente momento. Agora é usar o implemento, a máquina ou insumo, para fazer a colheita render mais e aumentar assim o poder de barganha para com o fornecedor, numa próxima oportunidade.

Para o diretor técnico da Minasul, Bernardo Reis Teixeira Paiva, a parceria entre a Cooperativa e bons fornecedores, permitiram esse ganho para toda a cadeia. “Nossa meta é sempre ampliar possibilidades e horizontes para os nossos cooperados. A função do nosso estande é prestar esse serviço de orientação, buscando o melhor negócio para o produtor. O sucesso mostra que cumprimos bem a nossa parte”, comemorou.

Entre os organizadores, o mesmo sentimento de vitória; foram R$ 220 milhões em negócios fechados, durante os três dias de evento, 170 expositores e 14 mil visitantes. Munição que os cafeicultores precisavam para encarar mais uma colheita e que promete ser 29% superior à do ano passado. A torcida agora é para que o preço da saca de café, também se eleve em alguns percentuais e continue a alimentar toda essa cadeia do agronegócio.

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