Evolução do setor, comportamentos de consumo, inteligência artificial e monetização dos conteúdos estão entre os temas da programação do evento no Sebrae Minas
Nos últimos três anos, dos 83 mil pequenos negócios ligados à produção do audiovisual no Brasil, 57 mil estão ativos no Brasil. Segundo dados da Receita Federal, Minas Gerais é o terceiro estado com o maior número de micro e pequenas empresas e microempreendedores individuais que permanecem atuando neste mercado (4,5 mil empreendimentos), atrás apenas de São Paulo (20 mil) e Rio de Janeiro (27 mil). Para orientar e preparar esses empreendedores para as oportunidades e desafios do audiovisual nos próximos anos, o Sebrae Minas promove várias capacitações durante a MAX 2023. O evento será realizado de 7 a 9 de novembro, em Belo Horizonte. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site https://max.sebraemg.com.br.
A programação dos três dias do evento inclui palestras, oficinas, painéis e encontros com especialistas e representantes de grandes produtoras e distribuidoras nacionais e internacionais. “A MAX se consolidou como o principal evento do audiovisual em Minas Gerais, não apenas por fomentar oportunidades de negócios futuros para a produção independente, mas também por proporcionar uma visão abrangente dos desafios legais, regulatórios, monetários e criativos que o setor enfrenta. Além disso, os participantes conhecem novas tecnologias, possibilidades de financiamentos e demandas de grandes players. Uma boa oportunidade para profissionais e empresas do audiovisual se atualizarem e se adaptarem a um mercado cada vez mais dinâmico e competitivo”, afirma o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.
No primeiro dia da MAX 2023, haverá discussões sobre a evolução da indústria do audiovisual sob a perspectiva de criadores, produtores e distribuidores em relação aos conteúdos, e ao posicionamento do Brasil no mercado mundial.
Os participantes também vão saber sobre o desenvolvimento de projetos em seus diversos gêneros e conhecer as estratégias para atender às demandas das marcas em diferentes plataformas e redes sociais. Além disso, vão aprender como produzir conteúdos relevantes e atrativos tendo como referências pesquisas de tendências e público-alvo, e ainda, a importância das parcerias entre produtores e criativos independentes.
No painel “Desenvolvendo ‘Cangaço Novo’”, produtores, criadores e roteiristas da série brasileira ‘Cangaço Novo’, que estreou em agosto e se tornou sucesso entre o público do Amazon Prime Vídeo. Os convidados vão falar sobre processo criativo do projeto, investimentos e os desafios enfrentados para trazer uma abordagem contemporânea do período do cangaço no Brasil.
O dia 8 de novembro (quarta-feira) será marcado por discussões polêmicas, entre elas, questões relacionadas à propriedade intelectual do audiovisual e editorial sobre direitos autorais, licenciamento, proteção de conteúdo e modelos de negócios. Haverá ainda debates sobre a monetização dos conteúdos do audiovisual nas plataformas de streamings.
Profissionais do setor farão uma análise do mercado audiovisual brasileiro, as atuais janelas e formatos de narrativas, os elementos essenciais para a formatação de um projeto, e o consumo de conteúdos das novas gerações.
A MAX 2023 também abre espaço para mostrar os desafios enfrentados pela indústria de podcasts, que têm impactado criadores, anunciantes, ouvintes como: mudanças de hábitos, a entrada no mercado de novos formatos de mídia e falta de regulamentação.
Já no último dia do evento (9/11), um dos assuntos de destaque será a inovação e tendências previstas para o setor até 2025. Especialistas vão explicar como a inteligência artificial (AI) e outras ferramentas inovadoras se tornarão estratégicas desde a concepção e produção até a distribuição do conteúdo audiovisual. Haverá ainda apresentação de novos conceitos, como o storyliving, uma técnica para contar histórias de forma mais interativa e imersiva, envolvendo o uso da realidade virtual, aumentada, mista, áudio, podcasts, AI, teatro, exposições e experiências de marca. Além disso, os participantes vão conhecer padrões de comportamento da audiência, suas necessidades e interesses, estratégias de distribuição e geração de receita.
A curadoria da MAX 2023 é feita pela BRAVI. A programação completa das capacitações está disponível no site do evento.
Encontros com Players
Outra novidade desta edição da MAX 2023 são os Encontros com Players, uma série de bate-papos com grandes empresas do setor. As conversas, que acontecerão nos dias 7 e 8 de novembro, vão tratar de assuntos como: investimentos no audiovisual, tendências de mercado e estratégias de distribuição de conteúdo. Entre os participantes estão representantes da Anonymous Content Brazil, Stenna Group, Paris Produções,Warner Bros., Discovery Kids, Cartoon Network e Cartoonito, Vitrine Filmes, Canal Brasil e Paramont+.
Negócios
Simultaneamente as capacitações, o evento promovido pelo Sebrae Minas terá uma programação voltada para negócios. Neste ano, 215 projetos de produtores independentes e criadores de conteúdos audiovisuais brasileiros serão apresentados para 45 grandes players do setor durante a Rodada de Negócios do Audiovisual. Entre os convidados estão: Discovery, Amazon Studios, Warner Bros., Sony Pictures, Paramount, Paris Entretenimento, Camisa Listrada Canal Brasil, Telecine e Embaúba Filmes.
Haverá ainda Sessões de Pitching, diariamente, das 16h40 às 18h. Doze projetos do audiovisual nacional serão apresentados para o público do evento e potenciais investidores. O primeiro lugar das categorias Ficção, Kids e Factual receberá o ‘Troféu Destaque MAX 2023’.
PROGRAMAÇÃO DAS CAPACITAÇÕES DA MAX 2023
Dia 7 de novembro (terça-feira)
SALA 1
10h30 às 12h – Workshop Expectativa X Realidade: desenvolvimento e tendências de formatos de não-ficção
14h às 15h40 – Conteúdo audiovisual em foco: atendendo às demandas do público
16h às 17h40 – Produzindo conteúdo direcionado com base em pesquisa de tendências
18h às 19h30 – Desenvolvendo “Cangaço Novo”
SALA 2
14h às 14h30 – Encontro com Players – Anonymous Content Brazil – Conversa sobre modelos de negócios, as tendências em constante evolução do mercado e estratégias de distribuição de conteúdo.
14h40 às 15h10 – Encontro com Players – Stenna Group – Conversa sobre modelos de negócios, as tendências em constante evolução do mercado e estratégias de distribuição de conteúdo.
15h20 às 15h50 – Encontro com Players – Paris Entretenimento – Conversa sobre modelos de negócios, as tendências em constante evolução do mercado e estratégias de distribuição de conteúdo.
16h às 16h30 – Encontro com Players – Warner Bros. Discovery Kids & Family – Cartoon Network, Discovery Kids e Cartoonito – Conversa sobre modelos de negócios, as tendências em constante evolução do mercado e estratégias de distribuição de conteúdo.
SALA 3
14h às 15h10 – Branded Entertainment: inovação na narrativa para marcas nas redes sociais
15h20 às 16h30 – Criação de formatos e hub de exportação na floresta
Dia 8 de novembro (quarta-feira)
SALA 1
10h30 às 12h – Workshop Formatação de projeto audiovisual de ficção e a arte de receber feedback
14h às 15h40 – Propriedade Intelectual: uma conversa entre o audiovisual e o editorial
16h às 17h40 – Fortalecendo parcerias entre produtores e plataformas no mundo dos podcasts e do audiovisual
SALA 2
14h às 14h30 – Encontro com Players – Vitrine Filmes – Conversa sobre modelos de negócios, as tendências em constante evolução do mercado e estratégias de distribuição de conteúdo.
14h40 às 15h10 – Encontro com Players – Canal Brasil – Conversa sobre modelos de negócios, as tendências em constante evolução do mercado e estratégias de distribuição de conteúdo.
15h20 às 15h50 – Encontro com Players – Paramount+ – Conversa sobre modelos de negócios, as tendências em constante evolução do mercado e estratégias de distribuição de conteúdo
SALA 3
14h às 15h10 – Produzindo conteúdo para geração Z: como identificar tendências de valor duradouro nas redes?
15h20 às 16h30 – Transformando dados em soluções: o papel da valoração de conteúdo
Dia 9 de novembro (quinta-feira)
SALA 1
10h30 às 12h – Workshop Do storytelling ao storyliving
14h às 15h40 – Inovação na distribuição de cinema: cases de sucesso e estratégias para o mercado
16h às 17h30 – Comportamento de fã e tendências de audiência: o futuro do conteúdo audiovisual em 2025
SALA 2
14h às 15h – Audiovisual, inovação e tecnologia
15h10 às 16h40 – A inteligência artificial como parceira na criação e produção audiovisual
SALA 3
10h30 – 12h – Curta e os caminhos possíveis de distribuição
14h às 14h30 – Explorando as distintas abordagens de conteúdo para crianças, adolescentes e jovens adultos
MAX 2023
De 7 a 9 de novembro
Sede do Sebrae Minas – Av. Barão Homem de Melo, 329 – Nova Granada
Belo Horizonte/MG
Inscrições e informações: https://max.sebraemg.com.br
Fonte: anagabriella@prefacio.com.br
Foto: a href