MAX 2023 traz discussões sobre o futuro do audiovisual no Brasil e no mundo

28
0
COMPARTILHAR

Evolução do setor, comportamentos de consumo, inteligência artificial e monetização dos conteúdos estão entre os temas da programação do evento no Sebrae Minas

Multiethnic team of people meeting to broadcast internet podcast, recording video discussion on camera. Influencer and guest talking on online livestream to create social media channel content.

Nos últimos três anos, dos 83 mil pequenos negócios ligados à produção do audiovisual no Brasil, 57 mil estão ativos no Brasil. Segundo dados da Receita Federal, Minas Gerais é o terceiro estado com o maior número de micro e pequenas empresas e microempreendedores individuais que permanecem atuando neste mercado (4,5 mil empreendimentos), atrás apenas de São Paulo (20 mil) e Rio de Janeiro (27 mil). Para orientar e preparar esses empreendedores para as oportunidades e desafios do audiovisual nos próximos anos, o Sebrae Minas promove várias capacitações durante a MAX 2023. O evento será realizado de 7 a 9 de novembro, em Belo Horizonte. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site https://max.sebraemg.com.br.

A programação dos três dias do evento inclui palestras, oficinas, painéis e encontros com especialistas e representantes de grandes produtoras e distribuidoras nacionais e internacionais. “A MAX se consolidou como o principal evento do audiovisual em Minas Gerais, não apenas por fomentar oportunidades de negócios futuros para a produção independente, mas também por proporcionar uma visão abrangente dos desafios legais, regulatórios, monetários e criativos que o setor enfrenta. Além disso, os participantes conhecem novas tecnologias, possibilidades de financiamentos e demandas de grandes players. Uma boa oportunidade para profissionais e empresas do audiovisual se atualizarem e se adaptarem a um mercado cada vez mais dinâmico e competitivo”, afirma o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.

No primeiro dia da MAX 2023, haverá discussões sobre a evolução da indústria do audiovisual sob a perspectiva de criadores, produtores e distribuidores em relação aos conteúdos, e ao posicionamento do Brasil no mercado mundial.

Os participantes também vão saber sobre o desenvolvimento de projetos em seus diversos gêneros e conhecer as estratégias para atender às demandas das marcas em diferentes plataformas e redes sociais. Além disso, vão aprender como produzir conteúdos relevantes e atrativos tendo como referências pesquisas de tendências e público-alvo, e ainda, a importância das parcerias entre produtores e criativos independentes.

No painel “Desenvolvendo ‘Cangaço Novo’”, produtores, criadores e roteiristas da série brasileira ‘Cangaço Novo’, que estreou em agosto e se tornou sucesso entre o público do Amazon Prime Vídeo. Os convidados vão falar sobre processo criativo do projeto, investimentos e os desafios enfrentados para trazer uma abordagem contemporânea do período do cangaço no Brasil.

O dia 8 de novembro (quarta-feira) será marcado por discussões polêmicas, entre elas, questões relacionadas à propriedade intelectual do audiovisual e editorial sobre direitos autorais, licenciamento, proteção de conteúdo e modelos de negócios. Haverá ainda debates sobre a monetização dos conteúdos do audiovisual nas plataformas de streamings.

Profissionais do setor farão uma análise do mercado audiovisual brasileiro, as atuais janelas e formatos de narrativas, os elementos essenciais para a formatação de um projeto, e o consumo de conteúdos das novas gerações.

A MAX 2023 também abre espaço para mostrar os desafios enfrentados pela indústria de podcasts, que têm impactado criadores, anunciantes, ouvintes como: mudanças de hábitos, a entrada no mercado de novos formatos de mídia e falta de regulamentação.

Já no último dia do evento (9/11), um dos assuntos de destaque será a inovação e tendências previstas para o setor até 2025. Especialistas vão explicar como a inteligência artificial (AI) e outras ferramentas inovadoras se tornarão estratégicas desde a concepção e produção até a distribuição do conteúdo audiovisual. Haverá ainda apresentação de novos conceitos, como o storyliving, uma técnica para contar histórias de forma mais interativa e imersiva, envolvendo o uso da realidade virtual, aumentada, mista, áudio, podcasts, AI, teatro, exposições e experiências de marca. Além disso, os participantes vão conhecer padrões de comportamento da audiência, suas necessidades e interesses, estratégias de distribuição e geração de receita.

A curadoria da MAX 2023 é feita pela BRAVI. A programação completa das capacitações está disponível no site do evento.

Encontros com Players

Outra novidade desta edição da MAX 2023 são os Encontros com Players, uma série de bate-papos com grandes empresas do setor. As conversas, que acontecerão nos dias 7 e 8 de novembro, vão tratar de assuntos como: investimentos no audiovisual, tendências de mercado e estratégias de distribuição de conteúdo. Entre os participantes estão representantes da Anonymous Content Brazil, Stenna Group, Paris Produções,Warner Bros., Discovery Kids, Cartoon Network e Cartoonito, Vitrine Filmes, Canal Brasil e Paramont+.

Negócios

Simultaneamente as capacitações, o evento promovido pelo Sebrae Minas terá uma programação voltada para negócios. Neste ano, 215 projetos de produtores independentes e criadores de conteúdos audiovisuais brasileiros serão apresentados para 45 grandes players do setor durante a Rodada de Negócios do Audiovisual. Entre os convidados estão: Discovery, Amazon Studios, Warner Bros., Sony Pictures, Paramount, Paris Entretenimento, Camisa Listrada Canal Brasil, Telecine e Embaúba Filmes.

Haverá ainda Sessões de Pitching, diariamente, das 16h40 às 18h. Doze projetos do audiovisual nacional serão apresentados para o público do evento e potenciais investidores. O primeiro lugar das categorias Ficção, Kids e Factual receberá o ‘Troféu Destaque MAX 2023’.

PROGRAMAÇÃO DAS CAPACITAÇÕES DA MAX 2023

Dia 7 de novembro (terça-feira)

SALA 1

10h30 às 12h – Workshop Expectativa X Realidade: desenvolvimento e tendências de formatos de não-ficção

14h às 15h40 – Conteúdo audiovisual em foco: atendendo às demandas do público

16h às 17h40 – Produzindo conteúdo direcionado com base em pesquisa de tendências

18h às 19h30 – Desenvolvendo “Cangaço Novo”

SALA 2

14h às 14h30 – Encontro com Players – Anonymous Content Brazil – Conversa sobre modelos de negócios, as tendências em constante evolução do mercado e estratégias de distribuição de conteúdo.

14h40 às 15h10 – Encontro com Players – Stenna Group – Conversa sobre modelos de negócios, as tendências em constante evolução do mercado e estratégias de distribuição de conteúdo.

15h20 às 15h50 – Encontro com Players – Paris Entretenimento – Conversa sobre modelos de negócios, as tendências em constante evolução do mercado e estratégias de distribuição de conteúdo.

16h às 16h30 – Encontro com Players – Warner Bros. Discovery Kids & Family – Cartoon Network, Discovery Kids e Cartoonito – Conversa sobre modelos de negócios, as tendências em constante evolução do mercado e estratégias de distribuição de conteúdo.

SALA 3

14h às 15h10 – Branded Entertainment: inovação na narrativa para marcas nas redes sociais

15h20 às 16h30 – Criação de formatos e hub de exportação na floresta

Dia 8 de novembro (quarta-feira)

SALA 1

10h30 às 12h – Workshop Formatação de projeto audiovisual de ficção e a arte de receber feedback

14h às 15h40 – Propriedade Intelectual: uma conversa entre o audiovisual e o editorial

16h às 17h40 – Fortalecendo parcerias entre produtores e plataformas no mundo dos podcasts e do audiovisual

SALA 2

14h às 14h30 – Encontro com Players – Vitrine Filmes – Conversa sobre modelos de negócios, as tendências em constante evolução do mercado e estratégias de distribuição de conteúdo.

14h40 às 15h10 – Encontro com Players – Canal Brasil – Conversa sobre modelos de negócios, as tendências em constante evolução do mercado e estratégias de distribuição de conteúdo.

15h20 às 15h50 – Encontro com Players – Paramount+ – Conversa sobre modelos de negócios, as tendências em constante evolução do mercado e estratégias de distribuição de conteúdo

SALA 3

14h às 15h10 – Produzindo conteúdo para geração Z: como identificar tendências de valor duradouro nas redes?

15h20 às 16h30 – Transformando dados em soluções: o papel da valoração de conteúdo

Dia 9 de novembro (quinta-feira)

SALA 1

10h30 às 12h – Workshop Do storytelling ao storyliving

14h às 15h40 – Inovação na distribuição de cinema: cases de sucesso e estratégias para o mercado

16h às 17h30 – Comportamento de fã e tendências de audiência: o futuro do conteúdo audiovisual em 2025

SALA 2

14h às 15h – Audiovisual, inovação e tecnologia

15h10 às 16h40 – A inteligência artificial como parceira na criação e produção audiovisual

SALA 3

10h30 – 12h – Curta e os caminhos possíveis de distribuição

14h às 14h30 – Explorando as distintas abordagens de conteúdo para crianças, adolescentes e jovens adultos

MAX 2023

De 7 a 9 de novembro

Sede do Sebrae Minas – Av. Barão Homem de Melo, 329 – Nova Granada

Belo Horizonte/MG

Inscrições e informações: https://max.sebraemg.com.br

Fonte: anagabriella@prefacio.com.br

Foto: a href

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Campo obrigatório