Por: Nelson Duarte
Pessoas que pretendiam renovar carteiras de identidade na Unidade de Atendimento Integrado (UAI) em São Sebastião do Paraíso, enfrentaram nesta semana longa espera, e algumas voltaram para suas casas sem o documento, o que gerou reclamações.
“Cheguei aqui antes das 11 horas e até agora, quase às 16 horas ainda não fui atendida”, disse uma professora em ligação feita para a redação do Jornal do Sudoeste. “São muitas pessoas na mesma situação, e estamos indignados. Pelo que eu soube, ontem algumas foram dispensadas também sem atendimento. Há pouco uma senhora que estava agendada para às 16 horas, foi embora. Há somente uma moça atendendo a renovação da nova carteira de identidade. O cidadão paga impostos e não é bem atendido nos seus direitos”, complementou. Os demais relatos recebidos na redação do “JS” são semelhantes.
As UAIs embora prestem serviços de caráter público, são terceirizadas. A de São Sebastião do Paraíso é gerida pela Central Shopping do Cidadão, responsável por outras unidades em Minas Gerais e também atua em outros municípios e estados.
Conforme informações, na UAI de São Sebastião do Paraíso até há aproximadamente dois meses, eram quatro atendentes para a emissão de carteiras de identidade. Atualmente são apenas duas, sendo que uma delas se afastou por atestado médico. Desde meados desta semana apenas uma funcionária ficou encarregada do atendimento entre 46 a 56 pessoas. Na sexta-feira ela também apresentou atestado médico, e não houve emissões de carteiras de identidade.
Além desse acúmulo, segundo um funcionário ouvido, o sistema operacional que utilizado para a emissão dos documentos, no caso a cargo do estado, tem apresentado falhas. “Quinta-feira caiu duas vezes. De manhã e à tarde, o que impactou o serviço”.
A grade de atendimento, ainda de acordo com informações, girava em torno de 46 a 56 pessoas por dia, mas deverá ser revista, e ser diminuída, até que novos funcionários sejam treinados para a função. O treinamento é feito na Acadepol (Academia de Polícia Civil) em Belo Horizonte, com duração de quinze a vinte dias, e é preciso se aguardar a abertura de novo curso.
Além da falta de funcionários, sistema operacional falho (conforme alegado), a procura teria triplicado a partir da emissão a nova carteira de identidade nacional. A UAI em Paraíso atende municípios vizinhos. A situação vivenciada nesta semana, que gerou inúmeras reclamações, foi comunicada à Secretaria Estadual de Planejamento e Gestão (Seplag).
O desgaste é muito grande em termos que desmarcar atendimentos agendados, pois sabe-se que as pessoas necessitam do documento, disse uma funcionária da UAI.
Extraído do Jornal do Sudoeste
Foto: Jornal do Sudoeste